Destaque 1

Apoio das famílias emociona candidatos no primeiro dia do Enem em Rio Branco

Por
Whidy Melo

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi marcado neste domingo, 09, por expectativa, fé e demonstrações de apoio familiar em Rio Branco. O repórter do ac24horas, Whidy Melo, acompanhou o movimento dos estudantes na capital na sede da Uninorte, onde pais, amigos e voluntários ofereceram orações, palavras de incentivo e até apoio logístico aos candidatos.


Entre os que enfrentam a maratona de provas está Engla Eline, que expressou ansiedade e esperança. “Tá muito boa, tô muito ansiosa, né? Porque é uma prova que define o meu futuro, mas acredito que vai dar certo”, afirmou a estudante.


Durante a conversa com o repórter Whidy Melo, Engla contou que tem contado com apoio constante de quem está ao seu lado. “Passa que ele tá tendo uma confiança muito grande em mim, né? Faz a noite todo dia me ajudando a estudar para essa redação e para os testes também. Então é muito importante ter uma pessoa que te ajuda, né? Soma no teu futuro”, disse.


O namorado, William da Silva, também falou sobre o papel de estar presente neste momento decisivo. “Porque, tipo, se eu não der aquele apoio para ela, ela não vai se sentir tão confiante”, relatou.


Foto: Whidy Melo/ac24horas

A estudante Jacira Carvalho compartilhou a importância da família no processo. “Eles têm dinheiro, tem a minha família, que é o que importa. Minha família é a minha base e eu sei que se eu passar no Enem é uma coisa que eu vou fazer para honrar o nome do meu avô e da minha mãe, que eu carrego sobre o nome e eu vou dar o meu melhor. Eu sei que tem pessoas aqui melhores, pessoas que fizeram mais do que eu, estão estudando desde o ano passado, mas é uma coisa que deixa a gente muito nervoso, com medo, mas no final é o quanto vale a pena. E vou construir meu sonho com a minha família, é o que importa”, destacou.


A mãe de Jacira, Vilcia Carvalho, acompanhava a filha e não escondia o nervosismo: “Muito, muito ansiosa. É um sofrimento, mas é um negócio que vai valer a pena, né? A gente pensa na conquista, no sucesso desses jovens”, disse a mãe.


O clima de fé também esteve presente entre os voluntários. O pastor Joel Costa, da Igreja Batista do Bosque, falou sobre a ação organizada para apoiar os candidatos. “É uma ação dos jovens da Igreja Batista do Bosque. Estamos aqui dando uma força, oferecendo uma água, uma caneta, uma oração, palavras assim como essa aqui: sim, você consegue, Deus vai te fazer lembrar o que você estudou e outras palavras que temos aqui para dar um reforço. Tem muitas pessoas aqui que estão nervosas na primeira vez, estamos aqui para dar uma palavra de ânimo, uma palavra de conforto, e esperar que eles colham aquilo que plantaram, se Deus quiser”, salientou.


Foto: Whidy Melo/ac24horas

Nem mesmo os motoristas de aplicativo ficaram de fora da movimentação. Gabriel Amaral, que fazia corridas próximas aos locais de prova, relatou o aumento da demanda. “Bom, hoje está tranquilo, está dando bastante corrida por conta do Enem. Desejo boa sorte para o pessoal que está fazendo o Enem”, afirmou.


Mães e pais se emocionavam do lado de fora. Cláudia Isabel, que esperava a filha, resumiu o sentimento de muitas famílias. “Como mãe, a minha expectativa neste momento é que a minha filha esteja tranquila, sem ansiedade, sem nervosismo. E aqui eu fiquei pedindo a Deus para que ele derrame sobre ela toda a sabedoria, discernimento, lembrança de tudo o que ela estudou até aqui. Porque foi uma aluna muito esforçada, muito dedicada, então a nossa expectativa é que ela galgue realmente uma vaga na Ufac com tudo o que ela se esforçou”, finalizou.


Assista ao vídeo:


Compartilhe
Por
Whidy Melo