Menu

Novo presidente da Bolívia toma posse: “Nunca mais vamos nos isolar”

Foto: Jorge Mateo Romay Salinas/Anadolu via Getty Images
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, assumiu, neste sábado (8/11), a presidência da Bolívia. A posse do novo mandatário boliviano marca o fim de uma hegemonia da esquerda no país, que ficou 20 anos no poder.

Paz foi eleito no dia 19 de outubro após disputa no segundo turno com o ex-presidente Jorge Quiroga. Em discurso a apoiadores em La Paz, o novo mandatário afirmou que começa uma nova era de independência na Bolívia.

Anúncio

“Nunca mais vamos nos isolar. Nunca mais o país será feito refém por uma ideologia. Ideologias não põem comida na mesa.”

O novo mandatário assume o poder em meio a uma crise relacionada à escassez de gasolina e diesel. “O país que herdamos está devastado, endividado moralmente e materialmente, com filas por combustível a perder de vista e mercados vazios”, disse.

Em seu primeiro discurso como presidente, Paz prometeu “capitalismo para todos” e encaminhar o país gradualmente para uma economia de mercado, com o estabelecimento de relações com os Estados Unidos e outros parceiros comerciais.

“Não nos deram um trono, mas uma tarefa” (…) “Esta é a hora da verdadeira democracia e do respeito pela lei. Ninguém está acima da lei. Vamos superar o passado inglório e vergonhoso”, disse ele.

A posse contou com a presença do presidente da Argentina, Javier Milei.

Javier Milei marca presença na posse de Rodrigo Paz como novo presidente da Bolívia

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.