Menu

Festa no Republicanos

Foto: Jardy Lopes/ac24horas

O Republicanos faz a sua festa hoje à tarde no ginásio do SESC, para filiar o senador Alan Rick (foto), que vai aproveitar o ato – com a presença de lideranças nacionais – para anunciar a sua pré-candidatura ao governo na eleição do próximo ano. Para o Republicanos será a sopa no mel a entrada de Alan, que lidera as pesquisas, e pode atrair políticos de outros partidos para se filiarem, sob a ótica da perspectiva de poder. A dificuldade do senador Alan Rick será a de procurar outros partidos para se aliar. Dos três únicos grandes partidos soltos, o MDB e o PSD, estão mais inclinados a se aliar à candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP) ao governo. E o PL deverá apoiar a candidatura do prefeito Tião Bocalom. A festa hoje é do Republicanos.


PEITANDO O MDB


A informação que chega é que os vereadores Neném Almeida (MDB), Eber Machado (MDB) e Fábio Araújo (MDB), peitando a direção do partido, vão hoje à filiação do senador Alan Rick (UB) no Republicanos. Mas, não têm peso para influenciar na decisão que a sigla tomará sobre aliança ao governo. São minoritários no MDB.


CAMINHO ERRADO


Conversei ontem com pessoas influentes do MDB, e todos repetiram o que já disse o presidente Vagner Sales (MDB) de que o partido não dará carta de liberação a nenhum vereador para ser candidato por outro partido. E quem resolver sair assim mesmo terá o seu mandato pedido na justiça por infidelidade partidária.


PRATICAMENTE DECIDIDO


Não acontecendo nenhum ponto fora da curva, o MDB deve apoiar a candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP), indicando a médica Jéssica Sales (PMDB) de vice.


MOSTROU AUTORIDADE


A Nota Oficial de ontem da presidente do TCE, Dulce Benício, de que nenhuma palavra será cerceada nas reuniões do órgão foi um chega para lá aos atos de censura aos debates, praticados por alguns conselheiros. Autoridade é para ser exercida, ou quem manda vira banana. Acertou.


SEM LEGENDA


Os deputados Tadeu Hassem e Clodoaldo Rodrigues não terão a legenda do Republicanos para disputarem as suas reeleições. O presidente da sigla, deputado federal Roberto Duarte, disse ontem ao BLOG que o motivo é por ambos apoiarem familiares filiados em outros partidos para a Câmara Federal. Na política, não se alimenta quem não é aliado.


SINAL CLARO


Quando o senador Márcio Bittar (PL) diz que não tem como impedir o prefeito Tião Bocalom (PL) de ser candidato ao governo, foi o sinal mais claro até aqui que o Boca entra na disputa do Palácio Rio Branco. Ninguém é mais aliado e mais próximo do Bocalom que o Bittar.


NÃO SE TROCA


Os candidatos a deputados federais pelo PSDB não pensam em ir para o PODEMOS, e servir de escada para eleger o presidente Ney Amorim (PODEMOS), que é quem vai gerir o Fundo Eleitoral, na base do o meu pirão é primeiro, e maior de todos.


COM O PÉ NO PT


Existe conversa entabulada com o ex-senador Jorge Viana para o ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Pianko, ser candidato a deputado estadual pela Federação do PT.


PAI DA CRIANÇA


Esqueçamos partido, ideologia, política, e tem que ser registrado que o responsável pela luta por o café do Acre ser conhecido fora da região e até por compradores internacionais, se deve ao presidente da APEX, Jorge Viana. Outros foram secundários.


CHAPA EVANGÉLICA


As principais igrejas evangélicas com templos no Acre já escolheram os seus candidatos a deputado estadual. São eles: Yargo Rodrigues (Universal do Reino de Deus); Antônio Pedro (Quadrangular); Vagner Felipe (Assembléia de Deus Madureira) e Pedro Abreu (Assembléia de Deus). Devem se filiar em bloco em um partido ainda a ser definido. Registre-se ser a Universal a igreja com maior histórico de sucesso nas eleições do Acre.


NÃO QUER DIZER NADA


A pesquisa hoje diz pouca coisa. Estamos, muito longe da eleição, é um retrato passageiro do momento, principalmente, por a campanha nem ter começado e não se saber como é que ficarão as composições políticas. Os candidatos dos principais municípios do estado que lideraram todas as pesquisas com números folgados na pré-campanha, perderam a eleição. É fato.


MULHERES


A maioria dos presidentes de partidos estão queimando as pestanas para completar suas chapas para a Câmara Federal, com candidatas mulheres que já tenham passado pelas urnas com boas votações. Os nomes de votos já estão abrigados em outras siglas.


LEVA AO SEGUNDO TURNO


É grande, muito grande, a possibilidade de que com a entrada do prefeito Tião Bocalom (PL) na disputa do governo, a decisão da eleição vá para o segundo turno. Todas as pesquisas até aqui mostram isso.


FORMADOR DE CHAPA


Vejo muita gente com descrença de que o PL pode não formar uma chapa competitiva para a Câmara Federal. É bom lembrar que o senador Márcio Bittar (PL) é um bom formador de chapa. Foi quem montou as chapas do União Brasil e Republicanos, que elegeram cinco deputados federais.


NOME MAIS CONHECIDO


A meta do grupo que articula a candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP) ao governo, tem uma meta: tornar o seu nome mais conhecido no estado. O seu marqueteiro será o publicitário Wilson, que fez as campanhas do governador Gladson Cameli.


DIVULGAÇÃO MASSIVA


É um comentário de quem não tem nenhuma afinidade com a secretária de Comunicação do estado, Nayara Lessa: como sou do ramo, posso afirmar sem temor de errar ou querer agradar, que a parte de divulgação do governo do Gladson está sendo massiva e com peças publicitárias de boa qualidade. É o que observo.


NADA AVANÇA


Até se conhecer como ficará a situação jurídica do governador Gladson Cameli no seu julgamento pelo STJ, dia 19, nada avança nas composições para a eleição do próximo ano. Fora disso é adivinhação.


FRASE MARCANTE


“Quando aparece o sol, a vela se torna inútil”. Ditado espanhol.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.