Estou no bar do Charles Bahia (novidade). Um cliente, disse que daqui papouco choveria torrencialmente. Cairia muita água do céu, pois viu a previsão infalível do tempo, num saite nunseiquelá, dacolá, da internete. Em sua advertência, extremamente tenebrosa, o mundo iria se acabar em menos de dois cliques do ponteiro dos segundos. O tempo, o céu estava fechado, cinzento. Era possível ver o vento, através dos movimentos das cúmulos-nimbus assustadoras.
“Relaxa, amigo, isto é só um nevoeirozim!”, tranquilizou o filho ilustre de Vitória da Conquista. Eu, cearenço/acreano, conhecedor do que é calor e tempestade – não ,- ecessariamente nesta mesma ordem – pulei da cadeira, sacodi longe o cigarro meio fumado e fiz, mediante apelo, quase ajoelhado, para que Charlinho esticasse os toldos, mediante minha ajuda providencial, pois se a tal chuva caísse, evitaríamos o trabalho de ter que enxugar as mesas e cadeiras, da calçada, do derredor do bar.
Charles, em toda sua sabedoria baiana milenar, sorria enquanto desenrolava os toldos e eu os hasteava nas paredes, dizia que em todo seu processo de aprendizado, galgado nas agruras de um nordestino preparado para o sucesso, que dormiu até dentro de um caixão (Sim, um caixão de defunto, mas esta é outra estória) e viajou por este Brasil de meu Deus, até chegar onde está, sabe que as pessoas são assim como elas são, cheias de medos, dotadas de crendices, por vezes verdadeiras, por outras… apenas inseguranças, agarradas em seus medos.
Enquanto trabalhávamos na cobertura anti-chuva da casa, pensei: “Mas que cara sábio! ”. Sério mesmo, gente! Pense num sujeito acertador de alvo!? Cabôco sabedor darcoisa!?
A chuva veio verdadeiramente torrencial, conforme as previsões aterradoras! Raios, coriscos e trovões, ventos assobiantes, árvores reverenciaram, telhados aplaudiram, guarda-chuvas se desmontaram, homens gritaram, mulheres escorregaram. Demorou cinco e mais de dois cliques do ponteiro dos minutos. Nostradamus do bairro Mataruna não está mais aqui, com suas assombrações. Pagou a conta e partiu. Ficamos eu e o Charles achando graça.