Região Norte

Facção criminosa ameaça estação de energia no Pará às vésperas da COP30

Por
Terezinha Moreira

Uma estação de energia em Marituba (PA) foi ameaçada por integrantes do Comando Vermelho nesta quinta-feira (6), segundo denúncia da concessionária Verene Energia ao governo federal. Criminosos teriam exigido que os funcionários interrompessem obras e operações após as 15h, levando a empresa a alertar que o episódio representa risco à realização da COP30, que começa na próxima segunda-feira (10) em Belém.


No comunicado enviado ao Ministério de Minas e Energia, à Aneel e à Polícia Federal, a Verene afirmou que a segurança da subestação é “vital para o sucesso do evento internacional e para o fornecimento de energia na região”. Outro consórcio que atua nas proximidades também recebeu ameaças e suspendeu as atividades por precaução, segundo reportagem do O Globo.


Após o alerta, o ministro Alexandre Silveira acionou o Ministério da Justiça e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para reforçar a proteção da área. Ele destacou a necessidade de conter ataques criminosos contra o Sistema Elétrico Brasileiro, especialmente às vésperas da conferência climática.


O Ministério da Justiça confirmou as ameaças e informou que elaborou um relatório de inteligência, já encaminhado à PF, Abin e às forças de segurança do Pará. A pasta afirmou ter iniciado investigações imediatas e ressaltou que a subestação de Marituba é considerada infraestrutura crítica do sistema elétrico nacional.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira