Menu

Criado comitê para ampliar acesso à documentação básica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo do Acre publicou nesta sexta-feira, 07, o Decreto nº 11.786/2025, que institui o Comitê Gestor Estadual para a Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Civil Básica. A medida assinada pela governadora em exercício, Mailza Assis, tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à garantia de cidadania e inclusão social por meio do acesso gratuito aos principais documentos civis.

De caráter deliberativo, normativo e consultivo, o comitê será responsável por articular, coordenar e monitorar ações interinstitucionais destinadas à eliminação do sub-registro civil de nascimento, ou seja, casos em que a criança nasce, mas não é registrada e à ampliação do acesso a documentos essenciais como CPF, Carteira de Identidade Nacional e Carteira de Trabalho.

Anúncio

Entre as atribuições do grupo estão a promoção de campanhas de mobilização social, a integração de serviços de registro civil em todo o estado e a priorização de ações voltadas a populações em situação de vulnerabilidade social, incluindo comunidades indígenas e ribeirinhas. O comitê também deverá elaborar o Plano Estadual de Registro Civil de Nascimento e Acesso à Documentação Básica, alinhado ao Compromisso Nacional instituído pelo Decreto Federal nº 10.063/2019.

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh) será responsável pela coordenação do comitê, que contará ainda com representantes de diversas pastas, entre elas Educação, Saúde, Mulher, Povos Indígenas, Agricultura, Meio Ambiente, Planejamento, Justiça e Segurança Pública, além do Iapen e da Casa Civil.

Como membros colaboradores, serão convidados representantes do Ministério Público do Estado (MPAC), Tribunal de Justiça (TJAC), Defensorias Pública Estadual e da União, e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Acre (Arpen/AC). O decreto também prevê a criação de subcomitês temáticos e a participação de entidades da sociedade civil e especialistas em áreas específicas.

A participação no Comitê Gestor será considerada de relevante interesse público e não terá remuneração. Todo o apoio técnico e administrativo será provido pela Seasdh, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.