Menu

Caravana do TEA encerra com grande mobilização em Cruzeiro do Sul pelo Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Programa financiado com emenda do deputado Eduardo Velloso levou acolhimento e informação para centenas de famílias; próximos atendimentos contemplarão municípios isolados


A Caravana do TEA, uma das maiores ações de inclusão do Acre, chegou ao fim nesta sexta-feira (7), em Cruzeiro do Sul, depois de percorrer 18 municípios em todas as regionais do estado. A iniciativa, que integra o Programa Mentes Azuis e é financiada com uma emenda de R$ 1 milhão do deputado federal Eduardo Velloso, levou atendimento especializado, oficinas e acolhimento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Anúncio


A caravana passou por Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Manoel Urbano, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá, Xapuri e encerrou sua jornada em Cruzeiro do Sul, onde centenas de familiares participaram de atividades de formação e integração. O evento foi marcado por emoção, troca de experiências e fortalecimento da rede de apoio às famílias atípicas.


“Ver de perto o resultado de uma emenda nossa transformada em algo tão humano e necessário é o que dá sentido à política. A Caravana do TEA é uma semente que lançamos com amor, e que já está florescendo em cada município, em cada família atendida”, afirmou o deputado Eduardo Velloso, que acompanhou pessoalmente várias etapas da programação.



O programa Mentes Azuis é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), com apoio do Governo do Estado, e tem o objetivo de capacitar profissionais, oferecer atendimentos especializados e construir políticas públicas de acolhimento às pessoas com TEA. Velloso destacou ainda a dedicação do presidente da Fapac, Moisés Diniz, idealizador do programa, cujo trabalho e sensibilidade foram fundamentais para o sucesso da caravana e para o fortalecimento das ações voltadas às pessoas com autismo em todo o Acre.


Os quatro municípios isolados (Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter e Santa Rosa do Purus), que não puderam receber a caravana nesta primeira fase, serão contemplados em uma nova etapa do projeto, em data a ser anunciada. “Ninguém vai ficar de fora. O nosso compromisso é com cada família acreana”, concluiu o deputado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido