O acreano Wendell Barbosa voltou ao topo do pódio nesta quinta-feira (6), em Bangkok, na Tailândia, ao conquistar o título mundial no parajiu-jítsu durante o Mundial – Caminho Paralímpico. O feito ocorre menos de uma semana após ele ter vencido o Campeonato Mundial – Caminho Olímpico, na modalidade convencional do jiu-jítsu.
Para garantir o ouro, Wendell venceu duas lutas contra adversários russos. Na semifinal, derrotou o oponente por 11 a 0 nos pontos. Na grande decisão, superou Atlasov Bulat com uma finalização por chave americana, técnica que imobiliza o braço do adversário pressionando a articulação do ombro.
De acordo com o GE-AC, o rival da final é o atual campeão da classe B (deficiência visual), enquanto Wendell Barbosa compete na categoria L3, destinada a atletas com deficiência motora nos membros inferiores.
Com essa nova medalha de ouro, Wendell Barbosa alcança um feito inédito na história do jiu-jítsu brasileiro. Junto com o carioca Moisés Santoro (classe B3), ele se tornou um dos primeiros e únicos brasileiros a conquistar títulos no jiu-jítsu convencional e no parajiu-jítsu em competições realizadas na Tailândia.
Encerrando sua participação nos mundiais asiáticos, Wendell já tem novo desafio pela frente: o Campeonato Mundial Profissional de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde buscará o tricampeonato mundial no próximo dia 13.


















