Menu

82% das famílias acreanas continuam endividadas, aponta estudo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC) mostra que o endividamento das famílias acreanas segue em patamar elevado. Segundo levantamento com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), 82% das famílias do estado continuam endividadas, o que representa 97.112 lares nessa condição, divulgado nesta sexta-feira (07).

O índice é o mesmo registrado em setembro, mas ainda o maior desde outubro de 2024, quando o total de famílias endividadas era de 90.678. Os dados mostram que, embora o cenário tenha se estabilizado após meses de alta, o comprometimento da renda com dívidas segue preocupante.

Anúncio

Em todo o Brasil, a CNC aponta aumento pelo terceiro mês consecutivo no número de endividados, chegando a 79,5% das famílias. O percentual de pessoas com contas em atraso atingiu o recorde de 30,5%, e 13,2% afirmam não ter condições de pagar suas dívidas, o maior índice da série histórica.

No Acre, a situação é um pouco menos grave que a média nacional. O percentual de famílias com contas em atraso caiu de 14,4% para 12,2%, o equivalente a 43.675 lares. Já o número de famílias que declaram não ter condições de quitar as dívidas também apresentou leve melhora, recuando de 12,4% para 12,2%, o que ainda corresponde a 14.409 famílias.

A pesquisa revela ainda que 30,9% das famílias afirmam manter as parcelas em dia. O maior número de endividados se concentra entre aquelas com renda mensal de até 10 salários mínimos. Nesse grupo, 31,3% conseguem manter os pagamentos regulares, contra 27,4% das famílias que ganham acima desse valor, indicando que o peso do endividamento é mais severo entre as faixas de renda mais baixas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.