Um posto de combustível de São Miguel do Tocantins, no Bico do Papagaio, foi interditado nesta quarta-feira (5) durante a Operação Carbono Oculto 86, conduzida pela Polícia Civil do Piauí. O estabelecimento é suspeito de participar de um esquema de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC).
De acordo com as investigações, o grupo movimentou cerca de R$ 5 bilhões em transações financeiras atípicas por meio de empresas ligadas ao esquema. O nome do proprietário do posto não foi divulgado. A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) foi procurada, mas não se manifestou sobre o caso.
A operação cumpriu mandados de busca e apreensão e determinou a interdição de 49 postos de combustíveis nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins.
Segundo a polícia, empresários locais mantinham ligação direta com o PCC e utilizavam empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para lavar dinheiro, fraudar o mercado de combustíveis e ocultar bens.
São Miguel do Tocantins tem cerca de 14 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e fica próxima à divisa com o Maranhão.