Menu

Acreano gasta em média por dia 168 litros de água, aponta Instituto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um levantamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil revelou que o Acre registrou, em 2023, um consumo médio de 168,11 litros de água por habitante por dia, de acordo com estimativas ajustadas de consumo. Os dados integram o estudo “Demanda Futura por Água em 2050: Desafios da Eficiência e das Mudanças Climáticas”, que projeta cenários para o uso dos recursos hídricos nas próximas décadas. O índice está acima da média da região Norte, que foi de 158,52 litros diários per capita, e próximo da média nacional, estimada em 171,91 litros por pessoa.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SINISA), o consumo observado no Acre foi de 70,95 litros diários per capita, totalizando 22,14 milhões de metros cúbicos de água consumidos no estado durante o ano. Já o cenário de consumo esperado — que considera o acesso universal ao abastecimento e ajustes de perdas — aponta um total de 52,46 milhões de metros cúbicos, com aumento expressivo no volume médio por pessoa.

Anúncio

Com 854.943 habitantes, o Acre representa uma pequena parcela da população da região Norte, estimada em 17,9 milhões de pessoas, mas segue a tendência nacional de aumento no consumo de água, impulsionado pelo crescimento urbano e pelo acesso ampliado aos serviços de abastecimento.

O estudo mostra que o Brasil consumiu 9,97 bilhões de metros cúbicos de água em 2023, com média de 131,5 litros por habitante por dia. Quando considerados apenas os brasileiros com acesso à rede de abastecimento, a média sobe para 163 litros diários. A projeção de consumo corrigida — que inclui estimativas de municípios sem dados — eleva o volume total para 10,7 bilhões de metros cúbicos, correspondendo a 175,3 litros por pessoa.

No cenário de universalização do acesso à água tratada, o país deveria ofertar 13,03 bilhões de metros cúbicos por ano, um aumento de 30,7% em relação ao consumo atual. A diferença, de cerca de 3 bilhões de metros cúbicos, reflete a necessidade de expansão da infraestrutura hídrica e de políticas de eficiência para atender à população até 2050.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.