Menu

Plano prevê fechamento gradual do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e o Estado do Acre firmaram um acordo para promover a reestruturação e a expansão da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), com foco na desinstitucionalização e na atenção comunitária.

O plano de ação apresentado pelo governo ao MP e ao Poder Judiciário estabelece diretrizes, prazos e responsabilidades para a execução das medidas que integram a política estadual de saúde mental.

Anúncio

Entre as ações previstas estão a reativação do Grupo Condutor Estadual da Raps, a criação de um programa permanente de educação e qualificação profissional, a reestruturação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas III (Caps AD III), que passará a funcionar em novo endereço, e a implantação de seis leitos de saúde mental em unidades hospitalares.

O plano também prevê a elaboração de um Plano Estadual de Desinstitucionalização, que inclui o fechamento gradual do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac).

Outras medidas envolvem o fortalecimento do Centro de Convivência e Cultura (Cecco) Arte de Ser, a readequação do fluxo de urgência e emergência em saúde mental e a criação de um modelo de cofinanciamento estadual para a Raps.

O acordo foi articulado pela Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania do MP e tem como objetivo garantir que a política de saúde mental no Acre siga os princípios da reforma psiquiátrica, assegurando a continuidade e a integralidade do cuidado às pessoas com transtornos mentais e em situação de vulnerabilidade.

Com informações do MPAC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.