Menu

O apoio discreto de Alice Wegmann a Taís Araujo após denúncia contra Vale Tudo

Alice Wegmann e Taís Araujo em Vale Tudo: intérprete de Solange apoiou colega após denúncia - Reprodução/TV Globo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de vir à tona que Taís Araujo denunciou o remake de Vale Tudo ao Compliance da Globo pela maneira como personagens negros são representados nas novelas da emissora, Alice Wegmann se pronunciou sobre o caso. A intérprete de Solange na novela deu seu apoio à colega de elenco em uma demonstração discreta.


Nos Stories de seu Instagram, Alice compartilhou uma foto de Taís Araújo compartilhada por Maíra Azevedo, a Tia Má, em um post que valoriza a intérprete de Raquel Acioli. “O dia a dia mais brilhante! É ela!”, escreveu a colega de elenco, sem se estender sobre o assunto.

Anúncio


Na publicação roriginal, de 17 de outubro, Tia Má havia enchido a bola da protagonista. “O nome dela é Taís Araujo… Mas poderia ser grandeza, realeza… Ela é luz, ilumina onde chega e acende caminhos e possibilidades. Celebramos a sua existência e agradecemos pela sua resistência! Seguimos… Porque você fez e faz história com sua presença”, elogiou a influenciadora.


A homenageada respondeu de maneira discreta: “Sigamos juntas”. Paolla Oliveira, a Heleninha do remake, comentou um emoji de coração. Atores que não fizeram a novela, como Cacau Protásio, Cris Vianna, Amaury Lorenzo e Tatiana Tiburcio, também valorizaram o post.


Taís Araujo x Manuela Dias?


Taís Araujo registrou uma denúncia no setor de Compliance da Globo para questionar a forma como personagens negros têm sido retratados na teledramaturgia da emissora. A atriz usou como exemplo sua última protagonista, a Raquel do remake de Vale Tudo.


Segundo o colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo, a artista procurou o setor responsável da emissora após um desentendimento com Manuela Dias. Taís teria manifestado seu incômodo com os rumos de Raquel, que, na visão dela, acabou reduzida a uma mulher sofredora e dependente, perdendo o protagonismo e a força que marcaram a personagem vivida por Regina Duarte na obra original, de 1988.


A atriz teria relatado que sua intenção era provocar uma discussão institucional sobre representatividade e estereótipos raciais, não apenas um conflito pessoal com a roteirista.


Ainda de acordo com o colunista, a conversa entre Taís e Manuela ocorreu em agosto, quando a atriz expôs insatisfação com os rumos da personagem e alertou que vinha sendo cobrada por integrantes do movimento negro do qual faz parte. Alguns militantes teriam demonstrado decepção com a forma como a nova Raquel estava sendo retratada no folhetim.


Manuela Dias, no entanto, teria discordado das críticas, e a reunião teria terminado em discussão. Dias depois, Taís formalizou a queixa no Compliance da Globo, apontando a necessidade de um debate interno sobre como as novelas da emissora têm retratado pessoas negras –principalmente no papel de protagonistas.


A insatisfação da atriz não era segredo. Em entrevista à revista Quem, ainda durante a exibição do remake, ela admitiu estar frustrada com o desenvolvimento de Raquel, que havia perdido espaço na história e aparecia em poucas cenas, muitas delas ligadas a ações comerciais.


Manuela também fez uma reclamação ao Compliance da Globo após a entrevista. Segundo a coluna Outro Canal, ela alegou quebra de conduta ética por parte de Taís Araujo ao expor publicamente sua insatisfação. A autora teria ficado particularmente incomodada por ver a questão racial colocada no centro do debate.


Ainda de acordo com a coluna, pessoas próximas a Taís Araujo afirmam que a denúncia não teve caráter pessoal e foi motivada pelo desejo de ampliar o diálogo sobre diversidade na dramaturgia dentro da emissora.


Não foi só Taís que reclamou da novela. O ator Luís Melo, o Bartolomeu na história, admitiu que “esperava mais” de seu personagem. Já Malu Galli sugeriu que sua Celina tivesse um desfecho diferente, um pouco mais feliz do que foi mostrado na televisão.


O Notícias da TV procurou Taís Araujo e Manuela Dias, mas não houve resposta até a publicação deste texto. À noite, a Globo divulgou nota se esquivando da polêmica e dizendo que Vale Tudo foi um case de diversidade.


“A Globo tem muito orgulho do remake de Vale Tudo, exibido recentemente. A novela já entrou para a história da dramaturgia brasileira e é um exemplo bem-sucedido de atualização de uma grande obra do passado. Vale Tudo reforça também o compromisso de toda a Globo com a diversidade”, falou a emissora por meio de sua Comunicação.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido