Acre

Eduardo defende Orçamento Climático: “Acre quer ser referência nacional”

Por
Da redação ac24horas

O deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), foi o entrevistado do programa Boa Conversa, exibido na manhã desta quarta-feira, 05, pelo ac24horas.


Durante a entrevista ao jornalista Marcos Venicios, o parlamentar falou sobre a expectativa de votação do Projeto de Lei nº 172, que institui o Orçamento Climático no estado, proposta enviada à Aleac pelo governador Gladson Cameli (Progressistas).


Segundo Ribeiro, a proposta é um marco importante na política ambiental do Acre e reforça o compromisso do Estado com as metas globais de enfrentamento às mudanças climáticas. “O que é o orçamento climático para a população que nos assiste? Existem alguns orçamentos do estado que são tidos como orçamentos sensíveis. É feito um comitê para analisar como é que estão sendo os gastos, a transparência desses gastos, o monitoramento desses gastos, por exemplo, o orçamento da criança e do adolescente, o orçamento de gênero, que visa combater o feminicídio, a valorização das políticas de gênero, e agora o orçamento climático, que tem como função combater as questões das mudanças, mitigar as questões da mudança climática, então é uma matéria importante, chegou essa casa e eu acredito que hoje a gente deve votar ela nas comissões e tendo o quórum necessário, fazer a votação em plenário”, pontuou.


Durante o programa, o deputado também comentou sobre outro projeto em tramitação na Casa, que trata da extinção do cargo de ouvidor da Procuradoria-Geral do Estado. Ele explicou que a matéria não deve ser votada nesta semana, já que o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) pediu vistas ao projeto.


“Provavelmente não, porque o deputado Edvaldo Magalhães, de forma regimental, pediu vista do projeto para dar uma analisada e deve colocar na próxima reunião de comissão, deve colocar novamente em discussão para que a gente venha analisar dentro das comissões, então esse projeto, muito provavelmente, ele não deve ser analisado no dia de hoje, só na próxima semana”, destacou.


Questionado sobre a pauta de votações da Aleac nesta quarta-feira, Ribeiro destacou que, embora existam outras matérias em discussão, o Orçamento Climático é o tema de maior relevância. “Existem outras pautas dos parlamentares, mas um dos principais para ser discutido hoje é o orçamento climático, porque nós estamos aí às vésperas da COP30, e aí nós precisamos, o Estado quer sair na vanguarda disso, parece que, salvo engano, só o Rio de Janeiro tem também um orçamento nesse sentido, um orçamento climático, um comitê de governança, e o Estado do Acre quer adotar essa mesma prática”, finalizou.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas