Menu

Eduardo defende Orçamento Climático: “Acre quer ser referência nacional”

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), foi o entrevistado do programa Boa Conversa, exibido na manhã desta quarta-feira, 05, pelo ac24horas.

Durante a entrevista ao jornalista Marcos Venicios, o parlamentar falou sobre a expectativa de votação do Projeto de Lei nº 172, que institui o Orçamento Climático no estado, proposta enviada à Aleac pelo governador Gladson Cameli (Progressistas).

Anúncio

Segundo Ribeiro, a proposta é um marco importante na política ambiental do Acre e reforça o compromisso do Estado com as metas globais de enfrentamento às mudanças climáticas. “O que é o orçamento climático para a população que nos assiste? Existem alguns orçamentos do estado que são tidos como orçamentos sensíveis. É feito um comitê para analisar como é que estão sendo os gastos, a transparência desses gastos, o monitoramento desses gastos, por exemplo, o orçamento da criança e do adolescente, o orçamento de gênero, que visa combater o feminicídio, a valorização das políticas de gênero, e agora o orçamento climático, que tem como função combater as questões das mudanças, mitigar as questões da mudança climática, então é uma matéria importante, chegou essa casa e eu acredito que hoje a gente deve votar ela nas comissões e tendo o quórum necessário, fazer a votação em plenário”, pontuou.

Durante o programa, o deputado também comentou sobre outro projeto em tramitação na Casa, que trata da extinção do cargo de ouvidor da Procuradoria-Geral do Estado. Ele explicou que a matéria não deve ser votada nesta semana, já que o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) pediu vistas ao projeto.

“Provavelmente não, porque o deputado Edvaldo Magalhães, de forma regimental, pediu vista do projeto para dar uma analisada e deve colocar na próxima reunião de comissão, deve colocar novamente em discussão para que a gente venha analisar dentro das comissões, então esse projeto, muito provavelmente, ele não deve ser analisado no dia de hoje, só na próxima semana”, destacou.

Questionado sobre a pauta de votações da Aleac nesta quarta-feira, Ribeiro destacou que, embora existam outras matérias em discussão, o Orçamento Climático é o tema de maior relevância. “Existem outras pautas dos parlamentares, mas um dos principais para ser discutido hoje é o orçamento climático, porque nós estamos aí às vésperas da COP30, e aí nós precisamos, o Estado quer sair na vanguarda disso, parece que, salvo engano, só o Rio de Janeiro tem também um orçamento nesse sentido, um orçamento climático, um comitê de governança, e o Estado do Acre quer adotar essa mesma prática”, finalizou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.