Com investimento de R$ 3,7 milhões, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Federal do Acre (Ifac) lançaram nesta quarta-feira, 05, o Aquiry InovaHub, centro de inovação voltado à geração de negócios, qualificação técnica e fortalecimento das cadeias produtivas locais, com foco inicial na cadeia do café. O evento foi realizado no Campus Rio Branco do Ifac, que será a sede do hub.
O reitor do Ifac, Fábio Storch de Oliveira, destacou o impacto dos recursos no fortalecimento das cadeias produtivas e arranjos locais. “É um motivo de muita alegria, a gente está recebendo esse recurso aqui no campus Rio Branco da ordem de mais de 3 milhões de reais e amanhã também no campus do Ifac lá na Transacreana de mais de 1 milhão de reais. Investimentos que irão com toda certeza fortalecer as cadeias produtivas do nosso estado e os arranjos produtivos locais”, afirmou.

“Nesse primeiro momento, através aqui da estrutura do campus Rio Branco, da estrutura do nosso campus na Transacreana, os arranjos produtivos aqui da nossa região, mas nós temos outros planejamentos para construir aqui com a ABDI, para que a gente possa atender também os municípios onde o Ifac está presente”, completou.
O reitor ressaltou ainda que o projeto vai potencializar as iniciativas de inovação já em andamento na instituição.“Olha, essa já é uma atividade que é desenvolvida aqui no campus Rio Branco através do nosso laboratório maker, das empresas que estão aqui incubadas e nós temos incubadoras em todos os campos onde o Ifac está presente. Então com o aporte de recursos e a experiência que a ABDI tem, eu acredito que vai fortalecer e potencializar ainda mais as iniciativas que o Ifac desenvolve.”

O diretor-geral do Campus Rio Branco, Cleilton Sampaio de Farias, reforçou a importância do investimento para ampliar a estrutura e atender melhor os produtores e empreendedores acreanos.
“Para nós é muito importante, nós somos uma instituição de educação profissional, nós temos um corpo docente qualificado, alguns laboratórios, mas a gente precisa muito de recursos para expandir esses laboratórios para que a gente possa oferecer para o nosso público, o produtor, o comerciante, um serviço de mais qualidade, uma capacitação. Então a gente precisa realmente do recurso, o recurso vem em boa hora”, pontuou.
Cleilton destacou que o apoio da ABDI representa um reconhecimento ao potencial produtivo do Acre. “É muito bom saber que pessoas como a Perpétua, com a ABDI, têm esse olhar para o Acre, têm esse olhar para a cadeia produtiva local. Então a gente, com esse recurso, consegue aplicar em diversos tipos de demanda que existem: ampliação da nossa estrutura física, capacitação, vários cursos de qualificação profissional. E fica um legado para a instituição, para a economia, para a população”, ressaltou.
O diretor lembrou que o Ifac tem presença em todas as regiões do estado e que o investimento beneficiará tanto a capital quanto a zona rural. “O Ifac tem unidades em todas as regiões administrativas do Acre. Nós temos as nossas unidades que são independentes, com suas vocações, mas nós sabemos que quando a ABDI fez o convite, ela fez o convite para o Ifac. Ela tem um olhar para nós, Campus Rio Branco, que está na capital, então aqui a gente vai oferecer serviços, mas também vai se estender para o campus Transacreana, que já é voltado para análise de solo, da produção. Esse investimento não fica somente no Campus Rio Branco, mas também se estende para uma área muito carente, que é a Transacreana”, salientou.

A diretora da ABDI, Perpétua Almeida, destacou que a criação do Aquiry InovaHub marca uma nova fase da atuação da Agência, agora voltada também para o fortalecimento da Amazônia. “Veja, a ABDI há 20 anos existe e sempre trabalhou com as grandes indústrias e com os grandes estados do Brasil, então está na hora de ter um olhar aqui para a Amazônia especialmente. E aqui o Acre, como a gente tem já um trabalho começado pelo Campus Rio Branco, a nossa ideia junto com eles se iniciou e se criou essa possibilidade de ter um laboratório aqui, o InovaHub, o Hub Acre, como a gente está chamando, que é para a formação de profissionais, de jovens que podem trabalhar em toda a cadeia produtiva da bioeconomia do Acre, da produção do Acre”, destacou.
Segundo Perpétua, o espaço será equipado para oferecer suporte tecnológico e formação de profissionais para os novos negócios da economia acreana. “Aqui nós vamos formar profissionais que podem ajudar produtores e pequenas empresas a montar seu negócio, a exportar o seu produto, um laboratório equipado com equipamentos novos para poder ajudar essa juventude. Você pode imaginar que aqui vai formar do barista àquele que vai trabalhar na exportação, na internet, ajudando as empresas. São profissionais desses novos negócios da economia do Acre com foco na Amazônia”, afirmou.

Ela adiantou que o primeiro foco do Hub será a cadeia produtiva do café, com perspectiva de expansão para outros produtos da bioeconomia. “A ideia é começar com o café, porque a ABDI agora em novembro vai fazer a assinatura da ordem de serviço para a terceira indústria de café no Acre. Já tem uma no Juruá e duas aqui na região do Vale do Acre. Então, se nós temos indústria, nós temos que ter profissionais trabalhando na cadeia produtiva desses produtos, a começar pelo café, mas também vai ter o açaí e outros produtos”, ressaltou.
O Aquiry InovaHub integrará estruturas já existentes no Ifac, como o Laboratório Maker e a Incubac, consolidando o primeiro centro de inovação de Rio Branco. O projeto prevê ainda cursos, hackathons, bolsas de inovação e espaços de coworking e videocast, com o objetivo de gerar negócios e fortalecer o ecossistema da bioeconomia no Acre.


















