Foto: Val Fernandes/Secom
Atendendo a um pedido dos produtores rurais de Tarauacá, a Prefeitura de Rio Branco realiza, em parceria com a Prefeitura de Tarauacá, a 1ª Mostra Tarauacaense dos Produtores Rurais, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de novembro (quinta, sexta e sábado), na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), localizada na regional da Sobral.
O evento tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos agrícolas tarauacaenses, especialmente o tradicional abacaxi da região, reconhecido por sua qualidade e sabor diferenciado. Além da venda dos produtos, o festival contará com uma programação variada, incluindo a escolha da Rainha e do Rei do Abacaxi, além da premiação do maior fruto — atração que promete chamar a atenção do público.
O secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, explicou que a iniciativa surgiu a partir de uma solicitação da vice-prefeita de Tarauacá, diante da impossibilidade de realizar o evento naquele município neste ano.
“A vice-prefeita veio falar com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom e pediu para fazermos o festival aqui, porque este ano eles não poderão realizar lá. Como há muito abacaxi em Tarauacá, havia o risco de prejuízo aos produtores. Conversamos e firmamos essa parceria para realizar três dias de evento aqui na Ceasa, garantindo que eles possam vender seus produtos”, destacou o secretário.
Foto: Val Fernandes/Secom
Eracides ressaltou ainda que a parceria envolve a infraestrutura oferecida pela Prefeitura de Rio Branco e o transporte dos produtos por parte da Prefeitura de Tarauacá.
“A prefeitura de lá está trazendo o pessoal e o transporte do abacaxi, e nós ficamos responsáveis pela estrutura do festival. Estamos convidando a população de Rio Branco e dos municípios vizinhos para conhecer os produtos de Tarauacá, como farinha, banana e o abacaxi, que é diferenciado. Quem quiser comprar para consumo ou para fazer um suco, vai encontrar produtos de excelente qualidade durante os três dias”, afirmou.
A 1ª Mostra Tarauacaense dos Produtores Rurais funcionará todos os dias do evento, das 4 horas da manhã às 5 horas da tarde, oferecendo ao público a oportunidade de adquirir produtos frescos diretamente dos produtores.
Ascom/PMRB