Menu

TJ de Rondônia derruba emenda que permitia governador exercer mandato de forma remota

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) declarou inconstitucional a Emenda Constitucional nº 174/2025, que autorizava o governador a exercer o cargo à distância. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (3) pelo Pleno do Tribunal, com 12 votos favoráveis à ação, 5 por interpretação conforme a Constituição e 2 contrários.

A emenda, promulgada pela Assembleia Legislativa e publicada em 17 de junho, permitia que o governador mantivesse o exercício do mandato fora do estado por meios digitais, e determinava que o vice-governador só assumisse o cargo mediante autorização expressa do titular.

Anúncio

A ação foi proposta pelo Partido Liberal (PL), que argumentou que a medida violava o modelo constitucional de substituição automática do governador pelo vice, previsto no artigo 79 da Constituição Federal, além de concentrar poder excessivo no chefe do Executivo.

A Procuradoria-Geral de Justiça também se manifestou pela inconstitucionalidade da norma.

Com a decisão, o TJ-RO restabeleceu o modelo anterior, que determina a substituição automática do governador pelo vice em casos de ausência, impedimento ou vacância temporária.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.