A manhã desta terça-feira, 04, foi marcada por emoção e alegria no bairro Alto Alegre, em Rio Branco. O repórter do ac24horas, David Medeiros, acompanhou de perto o aniversário de Luísa Sena de Araújo, conhecida carinhosamente como Dona Sena, que completou 104 anos de vida.
Cercada por filhos, netos, bisnetos e tataranetos, a moradora de Sena Madureira é símbolo da força e simplicidade do povo acreano, carregando consigo uma história de fé, trabalho e superação.
Durante uma transmissão ao vivo conduzida pelo repórter David Medeiros, o filho caçula de Dona Sena, Manoel Sena, de 54 anos, compartilhou lembranças da trajetória da mãe, nascida em 4 de novembro de 1921, na Colocação Cumarú, Seringal Icuriã, interior de Sena Madureira. “A trajetória dela foi de muita dificuldade, porque naquela época o povo não tinha motor, só andava de remo e varejão. Ela contava que passava cinco a seis dias remando no rio para chegar ao Seringal”, lembrou Manoel, emocionado.

Foto: David Medeiros
Segundo ele, Dona Sena viveu a vida inteira dedicada à família e ao trabalho no campo. “Quando era mais nova, ela sempre batalhou, sustentando os filhos vendendo galinha, vendendo ovo. Foi do tempo do réis [moeda] ainda. Ela dizia que trabalhava uma semana inteira para ganhar um réis e comprar um corte de pano”, contou.
Católica fervorosa, Dona Sena teve uma relação próxima com o padre Paulino, conhecido por suas missões no interior de Sena Madureira. “Ela sempre foi católica fiel. O padre Paulino fez muitas missas lá na região da Lua Nova e chegou a batizar a maioria dos filhos dela”, completou Manoel.
Hoje, Dona Sena é mãe de 12 filhos, dos quais sete estão vivos, além de 26 netos, 21 bisnetos e dois tataranetos. Mesmo após sofrer um AVC que afetou sua fala, mantém o brilho no olhar e o carinho por todos que a cercam.

Foto: David Medeiros
Até pouco tempo atrás, ela ainda mantinha uma rotina ativa na colônia: limpava o terreiro, cuidava das galinhas e dançava, segundo os familiares, sempre foi uma de suas maiores alegrias.
Durante a celebração, um café da manhã especial foi preparado pela família, com bolo, flores e muita emoção. “Ela representa a história de Sena Madureira e do Acre. Uma mulher de fé, que dedicou sua vida à família e à comunidade”, destacou o repórter David Medeiros ao encerrar a transmissão ao vivo com um parabéns coletivo.
Veja o vídeo:


















