Menu

Governo autoriza uso das Forças Armadas na segurança da COP30 no Pará

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo Federal publicou o decreto que autoriza o uso das Forças Armadas para garantir a segurança durante a 30ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP30) e a Cúpula de Líderes, que ocorrem em novembro no Pará.

A medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (31), após solicitação do governador Helder Barbalho (MDB), terá validade de 2 a 23 de novembro.

Anúncio

A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) tem como objetivo reforçar a segurança dos eventos e dos participantes, em articulação com os órgãos de segurança pública federais e estaduais. Durante o período, os militares atuarão com poder de polícia temporário e restrito.

Além de Belém, sede da conferência, a autorização abrange áreas consideradas críticas nos municípios de Altamira e Tucuruí, onde estão localizadas grandes usinas hidrelétricas.

O decreto também permite a atuação das Forças Armadas em infraestruturas essenciais e áreas adjacentes da Região Metropolitana de Belém, como acessos, viadutos, passarelas e o espaço aéreo de interesse operacional.

Conforme o texto, o Ministério da Defesa será responsável por definir a alocação dos meios e comandos militares que participarão da operação.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.