A Bancada Federal do Acre definiu nesta terça-feira, 04, em reunião realizada no Senado Federal, as oito emendas coletivas que serão apresentadas ao Projeto de Lei Orçamentária da União (PLOA) de 2026. As propostas priorizam obras e investimentos considerados estratégicos para o desenvolvimento do estado, abrangendo áreas como infraestrutura, segurança pública, educação e atividades produtivas.
O encontro foi conduzido pelo senador Alan Rick (coordenador da bancada) e pela deputada federal Socorro Neri (vice-coordenadora), e contou com a presença dos senadores Márcio Bittar e Sérgio Petecão, além dos deputados federais José Adriano, Roberto Duarte, Coronel Ulysses e Eduardo Veloso. Também participaram representantes dos parlamentares Zezinho Barbary, Meire Serafim e Antônia Lúcia.
Entre as prioridades definidas estão a pavimentação urbana e rural, obras de infraestrutura, e projetos estratégicos como a construção da ponte entre Epitaciolândia e Brasileia e o novo Terminal Urbano de Rio Branco. As emendas também destinam recursos para a educação superior e tecnológica e para o fortalecimento da segurança pública e das atividades produtivas.
O senador Alan Rick destacou o caráter colaborativo da reunião e o compromisso da bancada com o desenvolvimento do Acre. “É uma reunião fundamental, com debates intensos e maduros. Buscamos contemplar o máximo de demandas do Estado dentro do limite de oito emendas coletivas. As ações escolhidas são estruturantes para o desenvolvimento do Acre”, afirmou.
Alan Rick também lembrou que investimentos garantidos em anos anteriores, por meio de emendas da bancada, já estão em execução, como o aeródromo de Santa Rosa do Purus, a ponte de Rodrigues Alves e o Parque do 7º BEC, que conta com R$ 33 milhões assegurados.