Categorias: Destaque 1

Traficante mais procurado do mundo se alia ao PCC e onda de ataques pode ser desencadeada

Por
Da redação ac24horas

Enquanto o Rio de Janeiro enfrenta a mais letal operação policial de sua história contra o Comando Vermelho (CV), o Primeiro Comando da Capital (PCC) parece expandir sua influência para o outro lado do país, agora com apoio internacional. Um vídeo gravado na Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra — cidade que faz fronteira com o Acre — mostra o narcotraficante uruguaio Sebastián Marset, considerado um dos criminosos mais procurados do mundo, reunido com lideranças do PCC e fazendo ameaças diretas a rivais e forças policiais.


Nas imagens, Marset aparece armado, cercado de aliados e diante de símbolos que remetem à facção paulista. O traficante, conhecido como El Jugador, desafia abertamente autoridades e menciona estar preparado para a guerra, citando a atuação em países como Paraguai, Colômbia e Bolívia. O vídeo levantou preocupações sobre uma possível escalada da violência na faixa de fronteira, especialmente nos estados do Acre e de Mato Grosso, onde há intensa movimentação entre facções e o tráfico internacional de drogas.


Procurada pelo ac24horas, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) confirmou ter tido acesso ao vídeo. Segundo o órgão, embora Sebastián Marset seja um procurado internacional, “Sebastián Marset é um procurado internacional, mas a Sejusp não recebeu nenhum alerta.”.


Ainda conforme a secretaria, não há indícios de que as declarações de Marset e do PCC possam resultar em ações concretas no território acreano. A Sejusp destacou que o estado mantém atuação constante nas áreas de fronteira. “Temos o Grupo Especial de Fronteiras (Gefron) que atua diretamente nessas regiões. E também contamos as forças locais que fazem policiamento e patrulhamento”, concluiu em resposta a reportagem do ac24horas.


Assista ao vídeo:



 


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas