Menu

Irmão de Bolsonaro visita ex-presidente e alinha candidatura para 2026

Foto: Instagram – Renato Bolsonaro
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebe, na tarde desta segunda-feira (3/11), a visita do irmão Renato Bolsonaro (PL-SP), pré-candidato a deputado federal por São Paulo, em sua casa, no bairro Jardim Botânico, em Brasília (DF). Esta é a primeira visita de Renato desde que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão domiciliar do ex-mandatário.

Conforme informações obtidas pelo Metrópoles, os dois devem alinhar estratégias de campanha, já que Renato pretende disputar vaga na Câmara em 2026. Os irmãos também devem definir a linha de comunicação que o pré-candidato adotará na defesa pública do ex-presidente, que pode ser transferido à Penitenciária da Papuda na próxima semana. A visita também deve tratar de assuntos familiares.

Anúncio

Desde o início do julgamento do chamado “núcleo crucial” da trama golpista, Renato ampliou a presença nas próprias redes sociais, adotando um tom mais assertivo na defesa de Jair.

Aliados do ex-presidente avaliam que ele deve se tornar uma peça importante como porta-voz do bolsonarismo, com filhos de Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Renato mantém proximidade com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Em 7 de setembro do ano passado, na manifestação bolsonarista na Avenida Paulista, Valdemar o apresentou ao público e afirmou que o irmão de Jair “vai ser candidato a federal”. “Mas não é bonito igual o Bolsonaro”, brincou o dirigente, à época. Renato, porém, não discursou no evento.

O pré-candidato é considerado uma das apostas do PL para a disputa de deputado federal em 2026. Em 2024, ele concorreu à prefeitura de Registro (SP), mas recebeu cerca de 30% dos votos válidos e não foi eleito. Antes disso, disputou cargos de prefeito e vereador em Miracatu e Praia Grande, entre 2004 e 2016, também sem sucesso.

Por que Renato não foi visitá-lo antes?

À reportagem o assessor de Renato afirmou que, apesar de a visita ser autorizada previamente por se tratar de familiar, ele aguardava uma autorização direta do ministro Moraes para evitar o que seria interpretado como uma “afronta” ao STF.

Segundo o assessor, o pedido para visita teria sido feito há cerca de dois meses, mas, até então, não havia retorno.

Aliados apostam que Bolsonaro será enviado à Papuda

Conforme noticiado pelo Metrópoles, na coluna de Paulo Cappelli, aliados de Bolsonaro acreditam que o STF enviará o ex-presidente para o presídio da Papuda na semana que vem, após rejeitar os embargos de declaração protocolados pela defesa.

Atualmente, o ex-mandatário cumpre prisão domiciliar no bairro Jardim Botânico. O entorno de Bolsonaro avalia que ministros da Suprema Corte veem a cadeia como um “símbolo” do julgamento da trama golpista.

A aposta, contudo, é que Bolsonaro ficará poucas semanas no presídio e que o STF restabelecerá a prisão domiciliar, devido à condição de saúde dele.

O ex-presidente enfrenta problemas em decorrência da facada que tomou na eleição de 2018, e neste ano foi diagnosticado com câncer de pele.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.