A 13ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública – COlSP do interior do Acre foi aberta nesta segunda-feira, 3, no auditório do Ministério Público, em Cruzeiro do Sul. O curso é realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre – Sejusp e reúne 45 profissionais das forças de segurança para aprimorar técnicas e padronizar procedimentos de atuação.
Policiais Militares, Civis, Penais, Bombeiros, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal e homens do Exército participam das aulas teóricas e práticas sobre abordagem policial, tiro tático, sobrevivência policial, atendimento pré-hospitalar -APH tático, entre outras disciplinas.
O curso será concluído na sexta-feira, 7, com operações práticas diurnas e noturnas nas ruas de Cruzeiro do Sul. No sábado, 8, haverá uma corrida simbólica de encerramento. Segundo a Sejusp, o treinamento faz parte de um cronograma permanente de capacitação, que busca fortalecer a segurança pública em todo o Acre, com foco especial nas regiões de fronteira.
O coronel Vandernilson Peres da Silva, chefe do Departamento de Ensino da Sejusp, diz que o curso tem como foco o nivelamento de conhecimento e o fortalecimento da integração entre as forças de segurança.
“O COISP é uma ação de excelência que reforça a integração das instituições e promove uma conduta operacional padronizada. Essa troca de experiências reflete diretamente na ponta, na melhoria do atendimento à população e na atuação das forças de segurança. É um curso que além de conhecimento técnico, operacional,propicia essa atuação da segurança pública na comunidade, principalmente alguns bairros que a gente sabe que são perigosos e essas atuações são pontuais”, explicou.
O capitão Thales Campos, subcomandante da Polícia Militar no Juruá e coordenador do curso em Cruzeiro do Sul, destacou que as atividades preparam os agentes para situações reais de enfrentamento.
“O policial capacitado tem mais segurança para agir e proteger vidas. Para a população isso significa um policial, um agente de segurança mais capacitado para uma pronta resposta, caso seja necessário. Os agentes de segurança que estão recebendo esse treinamento, eles vão estar com suas técnicas e táticas mais consolidadas para ter uma resposta mais eficiente e eficaz na proteção da sociedade e de suas próprias vidas no exercício das atividades laborais na rua”, pontuou.
Entre os agentes de segurança no COISP há 17 Policiais Militares, como o cabo PM Janderson Sena, que ressaltou a importância da formação contínua.
“O COISP é um mar de conhecimento e o aprendizado é intenso e essencial para a prática diária. Todo treinamento é válido, principalmente para garantir que voltemos para casa em segurança e continuemos servindo bem à população”, destacou.