Menu

Acre tem uma das menores desigualdades salariais entre homens e mulheres do país

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre está entre os estados brasileiros com menores diferenças salariais entre homens e mulheres, segundo o 4º Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De acordo com o levantamento, a disparidade média no estado é de 9,1%, muito abaixo da média nacional, que é de 21,2%.

O relatório analisou 19,4 milhões de vínculos trabalhistas em 54 mil empresas com mais de 100 funcionários em todo o Brasil, com base nas informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Embora o país registre avanços tímidos na igualdade salarial, o Acre figura entre os estados com melhor desempenho, ao lado de Piauí (7,2%), Amapá (8,9%), Distrito Federal (9,3%) e Ceará (9,9%).

Anúncio

Em nível nacional, as mulheres negras recebem, em média, apenas 53,3% do salário dos homens brancos. Essa diferença tende a se repetir nas regiões mais periféricas do país, inclusive na Amazônia.

A Lei da Igualdade Salarial, sancionada em julho de 2023, obriga empresas com mais de 100 funcionários a adotar medidas de transparência e correção de distorções. O relatório indica que, no Acre, o número de empresas com diferença salarial de até 5% entre homens e mulheres cresceu nos últimos dois anos, acompanhando a tendência nacional de melhora gradual.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.