Menu

Acre já realizou mais de 500 julgamentos pelo Tribunal do Júri em 2025

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Mês Nacional do Júri teve início oficialmente nesta segunda-feira, 3, em todos os tribunais do país. A abertura simbólica da programação ocorreu no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com a presença do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.

A iniciativa, criada pela Portaria CNJ nº 69/2017 e atualizada pela Portaria nº 242/2025, tem como objetivo garantir a razoável duração dos processos e dar celeridade ao julgamento das ações penais de competência do júri.

Anúncio

Para a edição de 2025, segundo o TJ-AC, o CNJ definiu como prioridade o julgamento de crimes dolosos contra a vida de mulheres, além de casos com vítimas crianças e adolescentes, processos envolvendo policiais e ações antigas — com mais de cinco anos de tramitação sem desfecho.

O Mês Nacional do Júri também busca conscientizar a sociedade sobre o papel dos jurados, o funcionamento dos plenários e a importância desses julgamentos para a efetivação de direitos e garantias fundamentais. Em Rio Branco, o cadastramento de jurados para a 1ª Vara do Tribunal do Júri está disponível online.

De acordo com o Mapa do Tribunal do Júri, até agosto de 2025 já haviam sido realizados mais de 61 mil julgamentos em todo o país. No Acre, o número chegou a 519 julgamentos neste ano, mas ainda restam 964 processos pendentes. Os dados refletem a persistência da violência e a necessidade de fortalecimento institucional para garantir justiça e combater a impunidade.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.