Às vésperas da COP30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca neste sábado (1º) em Belém para uma extensa agenda de oito dias na capital paraense. A visita inclui inaugurações, encontros bilaterais e participação na Cúpula de Chefes de Estado, preparatória para a conferência do clima que a cidade sediará em 2025.
Lula parte de Brasília às 8h, com chegada prevista à Base Aérea de Belém às 10h10. Logo após o desembarque, às 10h30, ele inaugura as obras de modernização do Aeroporto Internacional de Belém, na Avenida Júlio César, bairro Val-de-Cães. Em seguida, visita o Terminal Portuário de Outeiro, onde vai inspecionar a conclusão das obras de requalificação do local, por volta do meio-dia.
Na segunda-feira (3), o presidente visita comunidades quilombolas e indígenas da região metropolitana de Belém, para conhecer de perto as demandas locais no contexto dos preparativos para a COP30.
No dia 4, Lula continua na capital, mas ainda sem compromissos oficiais divulgados. Já no dia 5, a agenda será dedicada a encontros bilaterais com lideranças nacionais e internacionais.
Nos dias 6 e 7 de novembro, o presidente participa da Cúpula de Chefes de Estado, que reunirá autoridades de diversos países para discutir clima, sustentabilidade e estratégias conjuntas de enfrentamento às mudanças climáticas. O evento marca mais um passo na consolidação de Belém como referência internacional na agenda ambiental.


















