Menu

Assalto

Quem é empresário ou produtor agrícola no Acre conhece bem o apetite dos cartórios. As taxas cartoriais foram motivos de agenda do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento na semana passada na Aleac. O parlamento já reagiu.


Alfinetadas no plenário

A sessão solene que celebrou os 60 anos do Progressistas, na Câmara Municipal de Rio Branco, teve momentos de tensão. Durante os discursos, lideranças do partido aproveitaram para criticar o PT. A fala mais contundente partiu do vereador petista André Kamai, que, de forma indireta, provocou o governador Gladson Cameli: “os ex-governadores do PT podem sair do Estado e não respondem a processo”, disse, arrancando reações diversas no plenário.


Limão e limonada

Um projeto de lei de autoria do Tribunal de Justiça do Acre que tramita na Casa é o limão que foi apresentado aos deputados. Há um questionamento sobre o percentual de reajuste das taxas. A relatoria da matéria já tem nome: Edvaldo Magalhães (PCdoB). O parlamentar avisou: “vou tentar fazer desse limão uma limonada”.


Qual estratégia?

Primeiro, a Aleac vai ter que conduzir uma qualificada discussão sobre o assunto. E tem pouco tempo para isso porque deve ser apreciada no conjunto de matérias de fim de ano. “Para se fazer Justiça, algumas faixas podem ser criadas e outras diminuídas”, sugere o relator Magalhães. Pelo tom, fica o indicativo que nem se cogita mudanças para permitir reajustes.


Coopercafé

Coopercafé reúne cooperados neste sábado (1°), em uma assembleia em Mâncio Lima. Discussões sobre o cenário local (incluindo a entrada de Cruzeiro do Sul na cadeia produtiva do café com uma unidade de beneficiamento); cenário nacional e até internacional, com possibilidade de revisão das tarifas por parte do governo norte-americano.


Enjoada

Coopercafé tá enjoada! Brincadeiras à parte, é muito interessante perceber como a qualificação dos debates em torno da cultura do café se estabeleceu rapidamente. É preciso essa energia (e rapidez) em outras culturas.


Grande

O Cipel mostra ter uma postura grande e madura. Nem precisou se expôr. Apenas concedeu a palavra ao prefeito e ele mesmo se encarregou de enrolar a língua pelas canelas com o senso comum de sempre. O mais do mesmo do administrador demonstra porque a pecuária leiteira tem patinado por aqui.


Até tu, Vilacorta?

Até a Casa Militar decidiu torrar uns trocados -algo em torno dos R$14 mil – com um velho e bom “BL” (boca-livre). O BL do coronel Vilacorta é até franciscano diante de outros: um lanchezinho, coffee break, marmitex e um buffetezinho porque o trampo é pesado…



SRAG

De acordo com o boletim de 30/10 da Fiocruz, o Acre voltou a figurar entre os seis estados com aumento de casos graves de síndrome respiratória, mostrando alerta sanitário e necessidade de reforço nas ações de vigilância e vacinação.


Covid-19

A Fiocruz observa crescimento moderado de hospitalizações por Covid-19 no Sul e Sudeste, mas o Acre mantém cenário incerto por baixa testagem e possível subnotificação.


Déficit

Apesar dos avanços – em geral impulsionados pelos programas do governo Lula – a moradia popular segue como um dos maiores gargalos sociais do Acre, com ritmo de entrega inferior à demanda crescente nas áreas de risco.


Servidores

A União autorizou o pagamento de R$ 972,8 mil a 28 beneficiários do Ex-Território do Acre, referentes a valores de exercícios anteriores a 2025 — uma reparação esperada há anos.


Panorama

Os secretários de Gladson têm acesso aos relatórios que, muitas vezes, trazem notícias nada boas para o governo. A verdade que eles nunca dizem é que os informes de saúde, habitação e pessoal mostram um Acre em desequilíbrio: políticas sociais ativas, mas resultados lentos frente às urgências da população.


Não ficam vermelhos

Rola por aí que a homenagem convocada pelo Comando Vermelho do Amazonas teve adesão de membros do Acre, indicando articulação interestadual entre as facções e confirmando presença de acreanos entre os detidos na megaoperação policial conta o CV no Rio de Janeiro. As autoridades ouvem isso e nem ficam vermelhas de vergonha.


Mortes

Na operação do Rio, dos mortos confirmados no Amazonas, ao menos dois tinham passagens criminais pelo Acre, o que reforça o elo entre grupos locais e o comando nacional do CV.


Bucha…

A proposta de Petecão para elevar a taxação das bets pode ter sido articulada como resposta a uma demanda política do governo Lula por novas fontes de receita imediata antes da implementação do Imposto Seletivo.


…de canhão

A escolha de Petecão para apresentar o projeto sugere um movimento estratégico do Senado para testar o clima político em torno da tributação do setor de apostas, tema sensível e de alta repercussão pública.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição