Menu

Desmatamento na Amazônia cai pelo segundo ano seguido; Tocantins lidera redução

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O desmatamento na Amazônia caiu pelo segundo ano consecutivo, segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre agosto de 2024 e julho de 2025, a Amazônia registrou 5.796 km² de áreas desmatadas, uma redução de 11,08% em relação ao ciclo anterior. No Cerrado, a perda foi de 7.235 km², queda de 11,49%.


Entre os estados da Amazônia Legal, o Tocantins teve a maior redução proporcional, com queda de 62,5% no desmatamento. Em seguida aparecem Amapá (-48,1%), Roraima (-37,39%), Acre (-27,62%), Amazonas ( -16,93%) e Pará (-12,4%). Já o Maranhão reduziu cerca de 26,06%, enquanto o Mato Grosso foi o único a registrar alta, com crescimento de 25,05% na área desmatada.


Apesar da redução, o Pará continua liderando o ranking de desmatamento na Amazônia, concentrando mais de 40% da área desmatada total do bioma. O estado será sede da COP 30, conferência climática da ONU, em novembro de 2025.

Publicidade


Especialistas avaliam que a queda está associada ao reforço da fiscalização ambiental, ao uso de tecnologias de monitoramento e à atuação integrada de órgãos federais e estaduais. No entanto, alertam que o nível de destruição ainda é elevado — especialmente em áreas de expansão agropecuária — e que será preciso manter políticas contínuas para consolidar a tendência de redução.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido