Categorias: Tricas & Futricas

Até o talo

Por
Da Redação

Os ônibus “lacrados” da linha da Ufac, que deveriam ter ar-condicionado, viraram verdadeiras estufas sobre rodas. Sem janelas e sem ventilação, o que era para ser conforto virou sufoco, com passageiros passando mal. Os veículos, projetados para ter ar, hoje oferecem apenas calor e CO₂. A dúvida que não quer calar: qual será a desculpa da Ricco desta vez?


Inadimplência

O Acre soma cerca de 16,5 mil empresas inadimplentes, dentro do recorde nacional de 8,1 milhões de CNPJs negativados em agosto. O aumento de 13,6% nas dívidas em um ano expõe a vulnerabilidade das pequenas empresas acreanas diante dos juros altos.


Crescimento

Os dados da Serasa Experian mostram avanço da inadimplência nas micro e pequenas empresas, que concentram 7,7 milhões dos 8,1 milhões de CNPJs em atraso. No Acre, o ritmo segue alinhado à média nacional, com alta sensível no setor de serviços.


Impacto

Com dívida média de R$ 24,6 mil por empresa, o aumento de 13,6% em um ano pressiona o crédito e reduz a margem de sobrevivência de negócios no Acre, onde microempresas representam mais de 90% do total de CNPJs ativos.


Comparativo

Enquanto o Sudeste acumula mais de 4,3 milhões de empresas inadimplentes, o Norte soma 481 mil — 3,4 vezes menos. Ainda assim, o Acre apresenta crescimento proporcional acima da média regional, sinalizando deterioração do crédito local.


Coco

Pequeno empresário no Acre é mesmo um bicho muito teimoso. Gerando 11 empregos diretos, uma iniciativa em operação na Capital oferece água de coco engarrafada. Sabe de onde vem o coco, leitor? Da Bahia. Bem que o empresário tentou manter fornecedor de Mâncio Lima, mas ficou sem coco por três meses e teve que buscar parceria bem longe. Imagine a empreita para a manutenção desse coco aqui no Acre.



Açaí

O mesmo empresário vai investir no comércio varejista do açaí. E a coluna já avisa que ele vai ter a mesma dificuldade (senão maior) de encontrar fornecedor que garanta escala o ano inteiro. A coluna até arrisca um palpite: ou vai encontrar em Humaitá (AM) ou no Pará.


Café x voto

A coluna faz uma pergunta: quantos candidatos o café deve eleger na eleição do ano que vem? Pode eleger o mundo inteiro, menos Jonas Lima, da Coopercafé. O homi não quer nem saber de voltar a ter mandato.


Cooperativismo

Um segmento que pode vir a demonstrar muita influência no cenário político é o cooperativismo. Estão muito organizados. E capitalizados.


Inspiração

A ex-jogadora Hortência Marcari, maior pontuadora da Seleção Brasileira de basquete, ministra palestra gratuita em Sena Madureira, em evento que busca despertar habilidades e protagonismo social em comunidades do interior.


Liderança

Com a presença de Hortência, Sena Madureira recebeu a terceira edição do programa “Desperte a liderança que existe em você”, iniciativa que já capacitou centenas de pessoas no Acre e deve ampliar em mais de 20% o número de participantes em 2025.


Golpes

O Procon do Acre alerta para tentativas de fraude no WhatsApp que usam o nome do órgão e o sistema ProConsumidor. Três casos já foram identificados no Estado, revelando a expansão regional de crimes digitais.


“Ferem a LGPD”. Novidade…

A presidente do Procon, Alana Albuquerque, reforça que o órgão não faz atendimentos por aplicativos e que os golpistas ferem a Lei Geral de Proteção de Dados. A orientação é denunciar e não compartilhar informações pessoais.


Não é do Acre

O Procon reforça que mensagens fraudulentas têm partido de números de outros Estados, como Sergipe. O alerta amplia o alcance da campanha nacional de combate à desinformação e proteção ao consumidor.


Peixes

OZ Earth é uma das empresas interessadas em arrematar o Complexo de Piscicultura da Peixes da Amazônia. É uma das grandes que operam na agropecuária do país. Há um ano, adquiriu, em leilão, o complexo industrial Consulati, com investimento anunciado de R$ 120 milhões.



Por quê?

O leitor pode ter certeza de que essas grandes empresas não procuram o Acre à toa. Com a lógica de que capital gera capital; capital “procura” capital; em última instância, capital concentra capital, essas empresas procuram o Acre estrategicamente. Quando os grandes projetos de infraestrutura de transporte chegarem por aqui, elas já estarão com produtos consolidados.


Educação

As oficinas do programa “Desperte a liderança” em Sena Madureira abordam temas de comunicação, inovação e empreendedorismo. A ação gratuita amplia o alcance da formação cidadã no interior acreano.


Chapas

Perpétua Almeida vai teimar. Até o momento, a perspectiva do PCdoB é de superar o desafio de montar chapa para a disputa. Isso, por si só, já é uma demonstração importante de fidelidade de Perpétua ao campo progressista do grupo formado por PT, PCdoB, PSB e PV. Até quando isso vai durar, não se sabe.


Escada

Há muita resistência de lideranças que não querem servir de “escada” para medalhões serem eleitos.


Compartilhe
Por
Da Redação