Ufac realiza ‘Novembro Negro’ com valorização da cultura e igualdade racial

Por
Da redação ac24horas

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza, durante todo o mês de novembro, a 8ª edição do Novembro Negro, e a 11ª Semana em Favor da Igualdade Racial na Ufac, uma campanha que busca recordar e evidenciar as lutas e resistências da população negra contra o racismo, o preconceito, a discriminação racial e as desigualdades sociais.


Promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), a programação será realizada no campus sede da instituição, em Rio Branco, de forma presencial, e reunirá uma série de atividades voltadas à valorização da identidade e da cultura negra.


Com o tema “Nada sobre nós sem nós: acesso, permanência e protagonismo negro”, o evento propõe reflexões sobre a importância da representatividade e do combate ao racismo dentro e fora do ambiente universitário. Além disso, as ações previstas neste ano terão valor formativo, servindo como horas complementares para a curricularização da extensão dos estudantes da Ufac.


O Novembro Negro faz parte de um conjunto de iniciativas institucionais voltadas à promoção da igualdade racial e à construção de uma universidade mais inclusiva e diversa, reforçando o papel da educação como ferramenta de transformação social.



Compartilhe
Por
Da redação ac24horas