Categorias: Política

Vamos conquistar a Tarifa Zero

Por
Artigo

Perpétua Almeida


Chegou a hora de conquistar a Tarifa Zero, e o presidente Lula abraçou esse desafio.


Além de ser uma luta de gerações de estudantes e trabalhadores brasileiros, as cidades cresceram — e só o transporte público gratuito pode assegurar a mobilidade urbana, que hoje é condição para a qualidade de vida, para a cidadania e até para a democracia, tornando efetivo o direito de ir e vir no dia a dia das pessoas.


Mas precisamos lutar para Rio Branco aderir à Tarifa Zero, porque o atual prefeito transformou nossa capital na “rainha da sucata” — com a frota de ônibus mais velha do país — e ainda obriga o usuário a pagar duas vezes pelo bilhete: uma, quando compra a passagem; e outra, quando a prefeitura repassa subsídios às empresas com o dinheiro dos impostos pagos pela população.


O gasto com transporte já é o segundo que mais pesa no orçamento das famílias mais pobres, atrás apenas da alimentação. Dados do IBGE indicam que a Tarifa Zero tem o mesmo poder de impacto social que o Bolsa Família.


Por isso, o Governo Lula iniciou um trabalho interministerial, conduzido pelo Ministério da Fazenda, que estuda criar um fundo nacional com recursos da CIDE (contribuição sobre combustíveis), do vale-transporte, do IPVA e de outras fontes.


O presidente Lula muda o olhar sobre o transporte público: de despesa para direito.


A Tarifa Zero é mais uma forma de colocar os mais pobres dentro do orçamento — e de superar o velho argumento de que o Estado não pode bancar o transporte público.


Mais de 138 cidades brasileiras já adotaram algum tipo de tarifa social, sendo 108 delas com gratuidade total, dia e noite, todos os dias da semana.


Para quem acha que essa é uma luta difícil na esfera federal, lembro que diziam o mesmo quando abracei a causa dos jovens acreanos


endividados pelo FIES — e tivemos papel decisivo na conquista de descontos de até 99% nas dívidas.


O sonho vem de longe, mas agora a Tarifa Zero é uma questão de luta.


Vamos juntos, com o presidente Lula, tirar Rio Branco da condição de “rainha da sucata” e garantir à nossa capital um transporte público gratuito e de qualidade.


Perpetua Almeida
É Diretora da ABDI – Agência de Desenvolvimento Industrial E foi Deputada Federal do Acre por 4 mandatos.


Compartilhe
Por
Artigo