Menu

“Uma coisa é terrorismo, outra são facções criminosas”, diz Lewandowski

Ministro Ricardo Lewandowski em Brasília • 28/8/2025 REUTERS/Jorge Silva
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em coletiva realizada na noite desta quarta-feira (29), ao lado do governador Cláudio Castro, o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, destacou a diferença entre terrorismo e facções criminosas.


“Uma coisa é terrorismo, outra são facções criminosas. O terrorismo envolve sempre uma nota ideológica, uma atuação política, repercussão social e fatores ideológicos. Já as facções criminosas são constituídas por grupos que sistematicamente praticam crimes previstos no Código Penal. É muito fácil identificar o que é uma facção criminosa. Já o terrorismo envolve uma avaliação mais subjetiva”.


Há cerca de oito meses, o governo do Rio de Janeiro entregou ao governo de Donald Trump um relatório que, segundo fontes próximas ao governador Cláudio Castro, comprova que o Comando Vermelho é um “grupo terrorista com atuação nos Estados Unidos.”

Publicidade


O debate voltou à tona após uma operação policial no estado que resultou na morte de mais de 100 suspeitos. Lewandowski reforçou que não há intenção de confundir os dois tipos de atuação, pois isso dificultaria o combate às organizações criminosas.


Lewandowski afirmou também que não há avaliação federal sobre a operação, que é de responsabilidade exclusiva do estado: “Estamos acompanhando à distância, oferecendo ajuda naquilo que for possível. Temos uma posição que já foi externada várias vezes”.


“Mesmo objetivo”


O governador e o ministro anunciaram uma cooperação entre os governos estadual e federal para enfrentar o crime organizado no Rio de Janeiro.


Cláudio Castro destacou a importância da união das forças para garantir segurança à população: “Independente de erros ou acertos, saímos daqui hoje com uma grande oportunidade”.


O governador também informou que o governo federal prontamente ofereceu apoio, com a criação de um Escritório Emergencial para o enfrentamento ao crime organizado e ações coordenadas com a Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido