Menu

Lula vai decretar GLO durante a COP30, diz governador

O presidente Lula vai decretar a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém durante a COP30, informou à coluna o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

De acordo com o governador, a GLO foi demandada pelo estado e deve durar todo o período da conferência, que começa na quinta-feira (6/11) e segue até o fim de novembro.

“Haverá GLO. Combinamos com as Forças Armadas. A demanda obrigatoriamente precisa ser do estado”, afirmou Helder Barbalho à coluna nesta quarta-feira (29/10).

Com a GLO em Belém, os militares assumirão a segurança da capital paraense na COP30. O foco será, sobretudo, a segurança de autoridades que participarão da conferência.

A GLO já foi acionada pelo governo federal em outros eventos de grande porte no Brasil. Entre eles, durante a reunião da cúpula do G20 em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

GLO e a operação no Rio

Desde a terça-feira (28/10), o instrumento voltou ao noticiário nacional, após a megaoperação das polícias civil e militar na capital fluminense que deixaram mais de 60 pessoas mortas.

O governo federal tem dito que, para ceder blindados ao Rio, é preciso antes decretar a GLO. O governador do estado, Cláudio Castro (PL), porém, resiste à operação.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.