Menu

Acre tem novo procurador regional Eleitoral para biênio 2025-2027

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, designou o procurador da República Vitor Hugo Caldeira Teodoro como novo procurador regional Eleitoral no Acre. Ele terá como substituto o procurador Fernando José Piazenski. A designação, válida por dois anos, foi oficializada por meio da Portaria PGE nº 26/2025, publicada nesta quarta-feira (29).

Os novos procuradores regionais Eleitorais de todos os estados e do Distrito Federal exercerão mandato de 1º de novembro de 2025 a 31 de outubro de 2027, período que inclui a coordenação e fiscalização das eleições de 2026.

Anúncio

Como representante do Ministério Público Eleitoral (MPE) perante o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Vitor Hugo Caldeira Teodoro será responsável por dirigir os trabalhos do MPE no estado, atuando na fiscalização das etapas do processo eleitoral, desde o registro de candidaturas até a diplomação dos eleitos.

Também poderá propor ações para apurar irregularidades, pedir a cassação de registros ou diplomas e acompanhar casos de inelegibilidade, com o objetivo de assegurar o equilíbrio e a legalidade do pleito.

O procurador regional Eleitoral coordena ainda a atuação dos promotores eleitorais, que representam o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) nas zonas eleitorais.

O Ministério Público Eleitoral é composto por membros do Ministério Público Federal e dos Ministérios Públicos estaduais. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também exerce a função de procurador-geral Eleitoral, com o vice-procurador-geral Eleitoral, Alexandre Espinosa, atuando junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com informações do MPF

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.