Menu

Megaoperação tenta prender 100 membros do CV no Alemão e Penha (RJ)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Policiais civis e militares realizam, nesta terça-feira (28), uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, na zona Norte do Rio de Janeiro.


A ação, batizada de Operação Contenção, faz parte de uma iniciativa do Governo do Estado para combater a expansão territorial do CV (Comando Vermelho) e prender lideranças criminosas que atuam no Rio e em outros estados.


Os policiais tentam cumprir 100 mandados de prisão contra integrantes do CV — entre os alvos, 30 são de outros estados, com destaque para membros da facção no Pará, que estariam escondidos nessas regiões.

Anúncio


Até a última atualização, 17 pessoas já tinham sido presas, incluindo dois baleados que estão sob custódia no Hospital da Penha. Além disso, dois suspeitos da Bahia foram mortos no confronto.


Entre os presos está um suspeito apontado como operador financeiro de Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca” ou “Urso”, um dos chefes do Comando Vermelho.


A polícia também apreendeu dois fuzis, uma pistola, três celulares e nove motos.


Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil, a operação é resultado de mais de um ano de investigação conduzida pela DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), que obteve mandados de prisão e de busca e apreensão junto à Justiça.


Participam da ação cerca de 2.500 agentes das forças estaduais de segurança.


A PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) mobilizou equipes do COE (Comando de Operações Especiais) e batalhões da capital e da região metropolitana. Já a PCERJ (Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro) participa com agentes de delegacias especializadas, distritais, da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais), do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência.


De acordo com o governador Cláudio Castro, a operação é uma demonstração da integração das forças de segurança e do fortalecimento da presença do Estado em áreas conflagradas.


A Operação Contenção conta ainda com suporte tecnológico e logístico, incluindo drones, dois helicópteros, 32 blindados e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da Polícia Militar. Ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate foram posicionadas para atender eventuais ocorrências.


Os complexos do Alemão e da Penha reúnem 26 comunidades e são considerados estratégicos na disputa territorial entre facções criminosas. O cumprimento dos mandados deve continuar ao longo do dia em diferentes pontos das duas regiões.


Serviços impactados pela operação


Saúde


Até o momento, cinco unidades de Atenção Primária que atendem a região da Penha e do Complexo do Alemão suspenderam o início do funcionamento e avaliam a possibilidade de abertura nas próximas horas.


Uma clínica da família mantém o atendimento à população, porém, as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.


Educação: 46 escolas foram fechadas


A Secretaria Municipal de Educação informou que, na região do Complexo do Alemão, 28 escolas foram fechadas. No Complexo da Penha, 17 unidades foram impactadas.


Já a Secretaria de Estado de Educação afirmou que, até o momento, uma escola estadual precisou ser fechada na região citada.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido