Menu

Bocalom e prefeito de Marechal planejam reunião da Amac no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), recebeu na segunda-feira, 27, o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdério Furtado (PP), para planejar a próxima reunião da Associação dos Municípios do Acre (Amac), que será realizada no Vale do Juruá, no dia 5 de novembro.


Durante o encontro, Bocalom apresentou produtos resultantes do beneficiamento do lixo em municípios catarinenses, destacando iniciativas que transformam resíduos em novos materiais.


Valdério Furtado, que esteve em 2024 nas cidades de Itajaí e Timbó (SC) para conhecer de perto experiências bem-sucedidas de reciclagem, anunciou que pretende implantar uma usina termoplástica em Marechal Thaumaturgo. O projeto tem como objetivo transformar resíduos em artefatos utilizados em obras públicas, objetos utilitários e itens de decoração para espaços urbanos.

Anúncio



“Fico muito feliz em ver que meus colegas prefeitos estão dispostos a resolver esse antigo problema do descarte de lixo nas cidades. Estou satisfeito também com o empenho do Governo do Estado, que compreendeu a necessidade de união entre as instituições para alcançarmos os resultados desejados. Logo, tudo isso fará parte do passado, e nossa luta garantirá uma vida melhor às futuras gerações”, afirmou Tião Bocalom.


Desde o ano passado, Bocalom tem percorrido os municípios acreanos para conhecer de perto a realidade local em relação ao descarte de resíduos e apoiar os gestores na busca por soluções sustentáveis.


Ano passado, o prefeito visitou o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), em Santa Catarina, uma entidade de direito público composta por 14 municípios consorciados. O Cimvi oferece uma ampla gama de serviços voltados à gestão integrada e sustentável da região, com foco em áreas como turismo, meio ambiente e saúde pública. Entre as principais iniciativas estão o licenciamento ambiental compartilhado, programas de educação ambiental e ações de valorização dos resíduos sólidos.



Inspirado em experiências bem-sucedidas de outros estados, o Acre criou o Cireso, com o objetivo de enfrentar um problema que há décadas afeta os municípios acreanos. Após diversas discussões sobre o tema, o Governo do Estado aderiu ao projeto, trazendo novas perspectivas para a destinação final dos resíduos sólidos.


Uma das soluções em andamento é o envio do lixo de alguns municípios para a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco (UTRE), enquanto essas cidades se estruturam para implementar seus próprios projetos. A proposta é transformar o lixo em produtos úteis, como meio-fios, tijolos, bancos de praça e até móveis para varandas.


Sob a gestão de Bocalom à frente do Cireso, foram elaborados dois projetos de implantação de Unidades de Tratamento para as regiões do Vale do Juruá e do Alto Acre. Os projetos já foram apresentados aos prefeitos em assembleias do consórcio e seguem em busca de recursos junto à bancada federal e aos senadores do estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido