Foto: reprodução
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) emitiu alerta para o nível crítico no estoque de sangue dos tipos O positivo (O+) e O negativo (O-), que estão abaixo do necessário para atender à demanda dos hospitais do estado.
O hemocentro reforça o apelo à população para que compareça e realize doações, fundamentais para garantir o atendimento de pacientes em cirurgias, acidentes e tratamentos diversos.
As doações podem ser feitas no Hemoacre, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 2787, bairro Bosque, em Rio Branco, de segunda a sábado, das 7h às 18h.
Quem pode doar?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 quilos e em boas condições de saúde. Menores de 18 anos devem apresentar autorização dos responsáveis.
É necessário apresentar documento oficial com foto, estar bem alimentado, evitar o consumo de alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação e ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas.
O Hemoacre reforça que uma única doação pode salvar até quatro vidas e que todos os tipos sanguíneos são importantes, mas, neste momento, o O+ e o O- são os mais urgentes.