Categorias: Extra Total 2

“Extraordinário”: Lula elogia Jorge Viana por avanço histórico nas relações comerciais do Brasil com o mundo

Por
Da redação ac24horas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu neste fim de semana sua 18ª missão internacional desde o início do atual mandato. A viagem, que passou pela Indonésia e pela Malásia, foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), presidida pelo ex-senador Jorge Viana, e foi considerada por ele a mais importante e significativa destes três anos de governo.


“Eu quero publicamente elogiar o companheiro Jorge Viana, que está à frente da Apex, e que tem prestado um trabalho extraordinário no ajuntamento dos empresários para fazer essa viagem”, afirmou o presidente Lula durante o encontro.



Jorge Viana, como presidente da ApexBrasil, organizou, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores, os encontros empresariais que o presidente Lula encerrou tanto na Indonésia quanto na Malásia. O encontro em Kuala Lumpur começou minutos depois da reunião entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e foi aberto por Viana, que destacou a importância da presença brasileira nos países do Sudeste Asiático. Ao final de sua fala, ele quebrou o protocolo e entregou, em nome do time da Apex, dois presentes ao presidente, em comemoração ao seu aniversário.



A missão foi marcada pelo compromisso firmado entre os presidentes Lula e Trump de construir um novo acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos. O entendimento deve resultar na redução de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros exportados para o mercado norte-americano — um passo histórico para ampliar o acesso do Brasil a um dos maiores mercados do mundo.


Durante a missão na Ásia, Jorge Viana também fez questão de fortalecer o diálogo com o setor produtivo acreano. Ele ligou pessoalmente para o presidente da Dom Porquito, informando que a documentação necessária para permitir a exportação de produtos acreanos às Filipinas foi aprovada. Além disso, anunciou que há grandes possibilidades de habilitar frigoríficos do Acre para exportar para a Indonésia e outros países do Sudeste Asiático — atualmente entre os mercados mais promissores do mundo para proteínas de origem animal, bovina e suína.


Essas novas habilitações representam um passo importante para a consolidação do Acre no comércio internacional e podem gerar um significativo crescimento nas exportações do estado nos próximos anos.



Durante o encerramento da missão, o presidente Lula destacou o trabalho “extraordinário” de Jorge Viana à frente da ApexBrasil. Segundo o presidente, a atuação da agência tem sido fundamental para ampliar as vendas externas do país, fortalecer a presença das empresas brasileiras no exterior e atrair novos investimentos ao Brasil.


Entre os empresários que acompanharam a missão esteve Murilo Leite, empresário do Frigo Nosso, que ressaltou o papel da ApexBrasil e do presidente Lula na abertura de novos mercados. “Fazia muitos anos que o Brasil não desempenhava um papel tão importante no mundo. São mais de 450 novos mercados abertos, boa parte deles para o agronegócio brasileiro. O ministro Fávaro e o presidente Jorge Viana têm feito um trabalho fantástico”, afirmou Leite.



Também participaram da missão Luiz Freitas Martins e Nayara Martins, representantes do Frigorífico Frigomarca, reforçando a presença do setor de proteínas e alimentos do Acre nas agendas de negócios realizadas no Sudeste Asiático.


O empresário Murilo Leite lembrou ainda a contribuição do Acre nesse movimento de expansão. “As exportações acreanas vêm crescendo de forma impressionante, fruto da visão do presidente Lula e do trabalho de Jorge Viana, que há quase 20 anos construiu a Estrada do Pacífico, conectando o Brasil aos portos asiáticos.”



De acordo com dados da ApexBrasil, o Acre foi o estado que mais cresceu em exportações em 2024, com US$ 87 milhões em produtos comercializados com diversos países. Em 2025, o valor deve ultrapassar US$ 100 milhões. Jorge Viana destacou que o estado está estrategicamente posicionado para o comércio com a Ásia. “O Acre é o estado brasileiro mais próximo do Pacífico e hoje é o corredor logístico mais competitivo para produtos da Amazônia”, afirmou.


O presidente da ApexBrasil também reafirmou sua confiança de que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia será concluído até o fim do ano, o que trará novas oportunidades para os produtos amazônicos e acreanos.


VEJA VÍDEO:

Compartilhe
Por
Da redação ac24horas