Os nomes estão na mesa

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Depois da declaração do prefeito Tião Bocalom (PL) ao BLOG de que a sua candidatura ao governo se encontra encaminhada, está formado o grupo que vai brigar em 2026 pelo Palácio Rio Branco. Além do Bocalom, teremos como candidato pelo bloco de partidos de esquerda o médico Thor Dantas (PSB). Pelo bloco que governa o Acre, a candidata será a vice-governadora Mailza Assis (PP). E, como oposição ao grupo que domina hoje o governo e a prefeitura da capital, vamos ter o senador Alan Rick (UB). É muito improvável que apareça outro nome importante para brigar pelo governo, o eleitor terá que se contentar em escolher o Bocalom, Alan, Mailza ou Thor, para ser o futuro governador. A roleta vai girar, façam seus jogos, senhores eleitores.


DEFENDE IDÉIAS


Na última entrevista do secretário da SEGOV, Luiz Calixto, no Bar do Vaz, foi o Calixto sendo Calixto: defendeu seus pontos de vista na política com convicção e mostrou ter lado, ao defender a candidatura da vice-governadora Mailza Assis ao governo.


FICOU TUDO CLARO


Ao declarar ao BLOG estar tudo bem encaminhado para disputar o governo, o prefeito Tião Bocalom deixou bem claro que será candidato em 2026.


ALGUÉM VAI DANÇAR


Com o anúncio pelo ex-prefeito Mazinho de que será candidato a deputado federal pelo PODEMOS, alguém vai dançar na chapa: elegerá o Mazinho ou o Ney Amorim. Não tem cacife para pensar em duas vagas. Quem for completar as vagas até o teto de nove nomes, vai servir de bucha de canhão para ambos.


CONTINUA O NEY


Mesmo depois de algumas tentativas, Mazinho não conseguiu ocupar a presidência do PODEMOS, que continuará com o atual presidente Ney Amorim. É quem vai gerir o Fundo Eleitoral.


ÂNSIA DE FALAR


Na política, uma palavra mal colocada pode causar um desgaste e dar lenha para a fogueira do adversário. Foi o recente caso do Lula ao dizer que os “traficantes” são vítimas dos usuários. Tentou consertar a ratada, mas a merda já estava feita na sua imagem.


TIRADO DE TEMPO


O deputado Nicolau Júnior (PP), que teve na eleição passada o apoio do grupo da prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, não terá mais na eleição do próximo ano. Rosana vai lançar o filho Paulo Eduardo, para buscar uma vaga na ALEAC. Possivelmente, pelo Republicanos.


UMA CONQUISTA


Uma notícia para comemorar: o Acre é o estado brasileiro que mais investe em Educação. O governador Gladson e o secretário Aberson Carvalho formaram uma parceria positiva no setor. Dinheiro aplicado na Educação não é gasto, mas investimento no futuro.


EVENTO PRESTIGIADO


Quem não corre não sai do lugar. O deputado Afonso Fernandes (Solidariedade) teve prestigiado seu evento de filiações em Tarauacá e criação do diretório municipal. A meta é ter candidatos a deputado em quase todos os municípios. O Afonso sempre foi um bom formador de chapas.


PAUTAS POSITIVAS


Entre os deputados com base eleitoral em Brasiléia, sem dúvida, a deputada Maria Antônia (PP) é a mais destacada, principalmente, pelo seu trabalho no atendimento na área de saúde. Não aparece só na época eleitoral. Seu trabalho é o ano todo.


VOTO VENCIDO


Os vereadores do PMDB podem até protestar, mas serão voto vencido se o MDB fechar aliança para apoiar a candidatura da Mailza ao governo.


MORRER NA PRAIA


Caso seja candidata a deputada federal pela Federação formada pelo PT, PCdoB e PV, a Perpétua Almeida (PCdoB) pode até ter muitos votos, mas numa chapa fraca pode morrer na praia.


DILEMA DO MDB


O grande dilema do MDB tem sido montar uma chapa competitiva para a Câmara Federal, o que não conseguiu até o momento. O MDB não tem hoje um parlamentar federal para chamar de meu.Faltam bons nomes para a chapa.


GRANDE PERGUNTA


Tudo é possível na política, mas a eleição do médico Thor Dantas (PSB) ao governo, é improvável. E vem a pergunta: quem levaria o voto da esquerda num segundo turno?


SEM CHANCE


O secretário da SEGOV, Luiz Calixto, quando deixa fora do debate uma aliança do governo com o senador Alan Rick(UB), fala a verdade. Defendem propostas políticas. Alan é oposição ao governo do Cameli.


PODE MUDAR O DISCO


Quanto esperar o prefeito Tião Bocalom apoiar a candidata ao governo da Mailza, esqueça: o Boca vai disputar o governo, isso está claro.


AVISO AO LEITOR


VOU FICAR AUSENTE UMA SEMANA, AFINAL, NINGUÉM É DE FERRO. DEPOIS O BLOG VOLTA.


FRASE MARCANTE


“Há sempre alguma loucura no amor. Mas também sempre há alguma razão na loucura.” Nelson Rodrigues, dramaturgo e jornalista,


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge