Menu

Acre registra aumento de casos de SRAG e alerta para vacinação

Foto: Tony Winston/Agência Brasília
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre é um dos estados do Norte do país que apresenta crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (23). Em Rio Branco, a capital acreana, a situação é considerada de alerta, especialmente entre crianças e adolescentes de até 14 anos.


O boletim, referente à Semana Epidemiológica 42 (12 a 18 de outubro), aponta que, na região Norte, o rinovírus tem sido o principal agente por trás do aumento de SRAG. A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, reforça que a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção contra casos graves e óbitos provocados por vírus respiratórios.


De acordo com os dados, seis estados brasileiros, incluindo o Acre, apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, com tendência de crescimento nas últimas seis semanas. Na capital acreana, os casos graves estão concentrados principalmente em crianças, embora os profissionais de saúde orientem atenção redobrada para toda a população vulnerável.

Publicidade


Em 2025, o Acre segue dentro do cenário nacional que já registrou mais de 197 mil casos de SRAG, com 103 mil confirmados para algum vírus respiratório. Entre os óbitos registrados no país, a influenza A e o rinovírus são responsáveis por grande parte das mortes, reforçando a importância da vacinação e das medidas de prevenção.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido