Criminosos armados invadiram a casa de uma família indígena na noite de terça-feira (21), no bairro Francisco Peixoto, em Brasileia, e feriram duas pessoas a tiros. O grupo, formado por quatro homens, sendo três deles armados, se apresentou falsamente como policiais antes de render os moradores.
Na residência estavam o indígena Manoel Jaminawa, de 61 anos, sua esposa, o filho e o genro. Sob ameaça, a família foi obrigada a ficar de joelhos enquanto os criminosos tentavam executar o filho do casal, mas o disparo falhou. Ao tentar proteger os familiares, Manoel reagiu com um pedaço de madeira, momento em que os invasores atiraram. O genro foi atingido na perna.
Durante a ação, as vítimas conseguiram correr para a mata e permaneceram escondidas até serem localizadas na madrugada por uma equipe da Polícia Militar. Manoel, que foi atingido no pé direito, ficou ferido e foi torturado antes da fuga dos criminosos, que levaram um celular.
Na manhã seguinte, policiais civis chegaram ao local e verificaram que o indígena ainda não havia recebido atendimento médico. Por causa das dificuldades de acesso à área, Manoel foi transportado de motocicleta até o hospital.
A Polícia Civil iniciou as investigações e localizou dois dos suspeitos, além de apreender uma das armas usadas no crime. O caso foi registrado como sequestro, cárcere privado e tentativa de homicídio. As buscas continuam para prender os demais envolvidos.