Categorias: Nacional

Trump anuncia suspensão de pagamentos dos EUA à Colômbia

Por
CNN Brasil

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (22) que suspenderia pagamentos de subsídios à Colômbia, cumprindo uma ameaça feita no fim de semana em uma discussão com o presidente Gustavo Petro.


“Nós acabamos de — a partir de hoje — interromper todos os pagamentos destinados à Colômbia”, disse ele.


No final de semana, Trump afirmou nas redes sociais no fim de semana que a Petro “não faz nada para impedir” a produção de drogas em seu país, “apesar dos pagamentos em larga escala e subsídios dos EUA, que nada mais são do que um roubo de longo prazo da América”, acrescentando que esses pagamentos acabariam.


Os dois líderes têm se desentendido em questões de migração e tráfico de drogas, especialmente com os ataques dos EUA a embarcações que supostamente transportam drogas ilegais no Caribe.


Mas a mais recente ação de Trump agravou o atrito com novos interesses financeiros. O país andino já havia sido o aliado mais confiável de Washington na América do Sul em questões de segurança e defesa nacional.


Nesta quarta-feira (22), o líder dos EUA afirmou que seu governo tinha autoridade legal para realizar ataques a embarcações no Caribe que, segundo ele, transportavam drogas, mas o governo pode voltar ao Congresso se decidir começar a atingir alvos em terra.


“Temos permissão para fazer isso e, se o fizermos por terra, podemos voltar ao Congresso”, disse Trump a repórteres no Salão Oval.


Ele afirmou que seu governo estava “totalmente preparado” para começar a perseguir supostos traficantes de drogas por terra.


“Vamos atingi-los com muita força se vierem por terra”, disse ele. “Provavelmente voltaremos ao Congresso e explicaremos exatamente o que faremos quando chegarmos por terra. Não precisamos fazer isso, mas acho… que gostaria de fazer.”


Compartilhe
Por
CNN Brasil