Menu

Pará recebe medicamento inédito para tratamento de câncer de mama no SUS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Pará vai receber 198 frascos do Trastuzumabe Entansina, novo medicamento incorporado ao SUS para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo — tipo mais agressivo da doença. A entrega será feita nesta quinta-feira (23) à Secretaria Estadual de Saúde, que fará a distribuição conforme os protocolos clínicos.


O remédio faz parte do primeiro lote recebido pelo Ministério da Saúde, com 11.978 unidades, e representa um avanço importante no Outubro Rosa. Serão quatro lotes ao todo, com novas entregas previstas até junho de 2026, beneficiando 1.144 pacientes ainda neste ano.


Segundo o Ministério, o Trastuzumabe Entansina pode reduzir em até 50% a mortalidade entre pacientes com esse tipo de câncer. O investimento total é de R$ 159,3 milhões na compra de 34,4 mil frascos, a um custo 50% menor que o de mercado, o que garantiu economia de R$ 165,8 milhões.

Anúncio


O medicamento é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, especialmente em casos avançados. Além dele, o Ministério da Saúde prepara a ampliação do acesso a outros fármacos, como os inibidores de ciclinas, com portaria prevista ainda para este mês.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido