Categorias: Cotidiano

MP inicia audiências da Central de Acordos de Não Persecução Penal

Por
Da redação ac24horas

As primeiras audiências extrajudiciais da Central de Acordos de Não Persecução Penal (ANPP) foram realizadas nesta quarta-feira (22) no Acre, marcando o início do novo modelo de tramitação dos acordos no estado. A Central foi criada para padronizar procedimentos e dar mais agilidade à aplicação do instrumento jurídico.


Instituída por ato conjunto da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado do Acre, a Central surgiu em adequação ao fluxo determinado pela Vara Estadual do Juiz das Garantias. Com a mudança, os acordos passam a ser formalizados diretamente pelo Ministério Público e são enviados ao Judiciário apenas para homologação.


Previsto no artigo 28-A do Código de Processo Penal, o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) foi incluído pela Lei nº 13.964/2019, o Pacote Anticrime. O instrumento permite resolver crimes de menor gravidade sem necessidade de ação penal, garantindo celeridade e efetividade à persecução penal.


Foto: MPAC

Segundo a promotora de Justiça Aretuza Cruz, coordenadora da Central, as primeiras audiências tiveram resultado positivo. “Conseguimos celebrar todos os acordos pautados, dentro da legalidade e com a participação das defesas técnicas”, afirmou.


As sessões contaram com a presença de advogados e representante da Defensoria Pública e foram gravadas integralmente, conforme o ato de criação da Central. As gravações e documentos serão encaminhados ao Juízo da Vara das Garantias para homologação e início do cumprimento das condições pactuadas.


Com informações do MPAC


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas