Categorias: Blog do Crica

Isolado no palanque

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O movimento feito pelos articuladores políticos do governo para atrair o MDB para uma aliança que apoia a candidatura da vice-governadora Mailza Assis ao governo na eleição do próximo ano, tem um objetivo claro: isolar a candidatura do senador Alan Rick (UB), na região do Juruá, um nicho eleitoral importante e onde ele não tem grandes aliados. E um reduto, no qual o MDB se mostrou forte na última eleição para prefeitura de Cruzeiro do Sul, onde a médica Jéssica Sales (MDB), perdeu a eleição para o prefeito Zequinha Lima (PP), por uma margem apertada de 200 votos. O outro movimento, esse a ser feito pessoalmente pela Mailza, será trazer o PSD do senador Sérgio Petecão (PSD) para a sua aliança. Ela e o Petecão são amigos próximos. Se a articulação política da Mailza conseguir atrair o PSD e o MDB para seu palanque, deixará o senador Alan Rick (UB) apenas com o Republicanos no seu grupo. Seria um golpe duro. O jogo de 2026 começou a ser jogado.


DANÇANDO NA MAIONESE


Não sei se foi sugestão de algum tonto ou tonta, ou se saiu da sua cabeça. O certo é que a vice-governadora Mailza Assis dançou de tamanco na maionese, ao admitir que ao chegar ao governo pode aumentar as emendas dos deputados estaduais no valor de 4 milhões atuais, que abrangendo todos os parlamentares chega a um rombo de 93 milhões anuais nos cofres do estado. Estamos falando de um estado onde a maioria da população vive num estágio de insegurança alimentar (fome). Aumentar para mais de 4 milhões as emendas, nunca foi e nunca será prioridade do governo de um estado pobre como o Acre. Quem é candidato ao governo deve medir as palavras.


VAI TER QUE DECIDIR


“O senador Márcio Bittar vai ter que decidir logo se vai apoiar a candidatura ao governo da Mailza ou o prefeito Tião Bocalom. Até para se saber se vai ou não estar do nosso lado”. Comentário ouvido ontem pelo BLOG de um parlamentar do bloco governista dos mais próximos da vice-governadora Mailza.


PIOR DOS CENÁRIOS


Caso o MDB e o PSD fechem apoio à candidatura da vice-governadora Mailza Assis, o senador Alan Rick (UB) vai ficar isolado na sua candidatura ao governo, com apenas nove candidatos a deputados federais e vinte cinco a deputados estaduais. Já a Mailza teria neste caso um batalhão de candidatos à ALEAC e à Câmara Federal nas ruas. Sair só com o Republicanos, é o pior dos cenários para o Alan. Eleição majoritária é a soma. É bom o Alan descer do pedestal do já ganhou.


COMPLETAMENTE PERDIDO


O vereador Joabe Lira (PL) foi um dos secretários de ponta no primeiro mandato do prefeito Tião Bocalom, um dos melhores. Mudou do vinho para a água, na condução como presidente da Câmara Municipal de Rio Branco. É alvo de críticas constantes até de vereadores aliados. Joabe fracassou como presidente da Câmara, está perdido. E sem luz no fim do túnel.


NÃO MEXE NA DECISÃO


Esse pedido de vista do ministro Fux, do STF, para revisão gramatical do seu voto no processo que condenou o presidente Bolsonaro a 27 anos de prisão, não muda em nada o caso. Terá 60 dias para ficar com os autos, depois disso devolverá, o Acordão será publicado, e a pena passará a ser cumprida. É isso.


PODE DAR BO


A reabertura de investigação no STF contra o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, pode ter um desfecho financeiro nada agradável para o partido, e repetir a multa milionária que a sigla já sofreu pelo STF, mexendo no Fundo Eleitoral do PL. É o que andou sendo publicado na mídia política nacional a respeito da decisão do STF.


FIGURA CARIMBADA


A senadora Damares Alves (PL), bolsonarista radical, que esteve semana passada na capital para proferir palestras, é figura carimbada no Acre. Foi assessora do ex-deputado federal Henrique Afonso; e na época, era uma ferrenha defensora do Lula. Coisas da política.


GRANDE DIFERENCIAL


O diferencial positivo da deputada federal Socorro Neri (PP) no seu mandato, foi não se apegar aos extremistas de direita ou de esquerda, ao votar em projetos na Câmara Federal. Não olhou para o lado ideológico e votou voltada para o bem coletivo da sociedade. Por isso, ela apareceu nas avaliações nacionais como uma parlamentar de destaque.


AMARRANDO APOIO


Não tenho nenhuma ligação com o deputado federal Eduardo Veloso (UB), não esbarro com ele há mais de um ano. Mas tenho informações de bastidores que tem montado boas alianças com candidatos a deputado sérios e que cumprem a palavra, para apoiar a sua candidatura ao Senado. Tudo indica que sua disposição de brigar por uma das duas vagas de senador, não é blefe, mas para valer. Resta saber por qual partido.


TUDO INDICA


Todos os movimentos políticos no grupo do poder levam à dedução de que não se repetirá a aliança da última eleição municipal, entre o governo e a prefeitura, mas tudo caminha para um racha com duas candidaturas ao governo: Mailza Assis (PP) e Tião Bocalom (PL). Na Lei de Murici, cada um cuida de si.


FORÇA DO CAMPO


O desenvolvimento agrícola passa pela agricultura familiar. Por isso, a importância do projeto do deputado Pedro Longo (PDT) aprovado na ALEAC, que institui o Selo da Agricultura Familiar, que visa garantir a qualidade e segurança sanitária de produtos de origem no campo.


DEBATE INÓCUO


A COP 30 será mais um dos debates inúteis sobre o meio ambiente, as nações mais poluidoras, como EUA e China estarão ausentes, o que transformará o encontro em Belém em um simples palco de discursos. E nada de prático, tudo ficará nas boas intenções.


A MARINA PERDEU


Começou a perfuração da Petrobrás na costa do Amapá, e o asfaltamento da rodovia 319 – entre Porto Velho e Manaus – ações as quais a ministra Marina Silva era contra. Perdeu as duas batalhas e os políticos dessas regiões comemoram o aval do Lula às duas iniciativas.


FALA QUEM SABE


“As conversas com o MDB estão bem adiantadas e venturosas. Não há rejeição alguma. Em relação ao PSB tive uma conversa boa e animadora com o Jenilson”. Comentário feito ao BLOG pelo secretário Luiz Calixto, um dos articuladores políticos do governo.


COSME E DAMIÃO


O senador Sérgio Petecão (PSD) e o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, formam uma espécie de dupla de Cosme e Damião do Alto Acre. Carlinhos é um apoiador aberto da reeleição de Petecão. Não menosprezem as articulações do senador Sérgio Petecão (PSD).


COBRAR DURO


O prefeito Tião Bocalom tem que cobrar de forma enérgica os empresários da Rico. Virou rotina encontrar ônibus quebrados nas ruas.


NÃO FOCA EM CARGOS


O ex-prefeito Aldemir Lopes, uma das figuras mais emblemáticas do MDB, disse que a prioridade nas conversas com o grupo da vice-governadora Mailza Assis, não é conseguir cargos no governo. Cargos nunca entraram em discussão, diz Aldemir.


ZECA BESTENE


Quem deve tentar voltar à ALEAC é o ex-deputado José Bestene (PP), que foi um bom parlamentar. O Zeca é um nome qualificado e experiente no parlamento.


FRASE MARCANTE


“Existem duas maneiras de ser feliz nesta vida, uma é fazer-se de idiota e outra sê-lo”. Sigmund Freud


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge