Menu

Governo vai auditar situação fundiária e ambiental de propriedades na Amazônia Legal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo Federal prepara uma grande operação para investigar a regularidade fundiária e ambiental de propriedades rurais em 81 municípios da Amazônia Legal, com foco em áreas de maior desmatamento e queimadas. A ação começa em janeiro de 2026 e vai priorizar imóveis de até quatro módulos fiscais (20 a 400 hectares), de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.


Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Incra, o programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais será executado pela Anater, que contratará instituições locais para as visitas e coleta de dados.


A iniciativa será dividida em três fases de dois anos cada. Na primeira, 48 municípios e 7,3 mil famílias serão atendidos. No total, o programa deve alcançar 31 mil propriedades. O orçamento previsto é de R$ 600 milhões, com recursos do Fundo Amazônia, BNDES, Pnud e Floresta+ Amazônia.

Publicidade


Um dos focos é auditar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), alvo de fraudes e sobreposições. Os dados serão cruzados com os sistemas do Incra e da Receita Federal, que também desenvolvem o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) — um “CPF da terra” que promete modernizar a cobrança e fiscalização do ITR.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido