Foto: Whilley Araújo
Na noite da última sexta-feira, 17, o Serviço Social da Indústria no Acre lançou o Projeto Conexão SESI, com o título de “Projeto Cuidar: Primeiros Cuidados Psicossociais para Professores e Equipes Escolares do SESI/Acre”. O evento foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e contou com uma programação especial, que incluiu palestra, espaço de bem-estar e atividades de interação social entre os participantes.
O projeto Conexão SESI/Cuidar, financiado pelo Conselho Nacional do SESI, tem como objetivo oferecer acolhimento inicial, fortalecer redes de apoio e contribuir para a construção de um ambiente escolar mais saudável, humanizado e preparado para lidar com situações de sofrimento emocional.
Segundo a psicóloga Hondina Melo de Souza, analista da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria do SESI/AC, o foco é sensibilizar professores, coordenadores pedagógicos e técnicos sobre a importância da saúde mental no ambiente escolar.
“Queremos capacitá-los em cuidados psicossociais, com foco em abordagens éticas e baseadas na escuta qualificada. A proposta é estimular práticas de apoio mútuo e possibilitar a identificação precoce de sinais de sofrimento emocional, promovendo os encaminhamentos adequados para a rede de apoio institucional”, explicou a psicóloga.
Foto: Whilley Araújo
Para Rosemere Bezerra, gerente de Saúde e Segurança para a Indústria do SESI/AC, a implantação da área de saúde mental representa um avanço importante, tanto para o público interno quanto externo. O superintendente do SESI/AC, João César Dotto, agradeceu o apoio do Conselho Nacional e destacou a expectativa de resultados significativos com a iniciativa.
A programação do evento incluiu a palestra on-line da assistente social Elisiane Wolf de Fraga, do SESI do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, ela abordou o tema “Saúde mental no trabalho: promoção do bem-estar dos profissionais da educação”, destacando a importância das boas relações interpessoais no ambiente profissional.
“Não precisamos, necessariamente, ter relações íntimas com todos, mas é fundamental cultivar boas interações. Passamos mais de um terço do nosso dia com colegas de trabalho, pessoas que muitas vezes não escolhemos, e isso exige esforço para manter um ambiente saudável”, ressaltou a palestrante.
Foto: Whilley Araújo
O Projeto Cuidar contará com a atuação de facilitadores do SESI do Rio Grande do Sul — responsáveis pelo desenvolvimento da metodologia dos Primeiros Cuidados Psicossociais para os profissionais da área de educação—, envolvendo psicólogos e assistentes sociais. As ações seguirão até dezembro, com foco na promoção do bem-estar e no fortalecimento da saúde mental de toda equipe da Escola SESI.
Confira mais fotos: