Categorias: Acre

Moradores do bairro Floresta Sul convivem com esgoto a céu aberto

Por
Da redação ac24horas

Moradores do bairro Floresta Sul, em Rio Branco, vivem há anos uma situação de abandono e precariedade devido à falta de saneamento básico. Em plena área urbana da capital acreana, famílias convivem diariamente com esgoto a céu aberto, mau cheiro e alagamentos constantes durante o período chuvoso.


O trecho afetado possui menos de 200 metros até a ligação com a rua Sucupira, o que, segundo os moradores, tornaria a solução simples e de baixo custo. Mesmo assim, o poder público não realizou as obras necessárias.


Em entrevista concedida à equipe do ac24horas na manhã desta terça-feira, 21, moradores relataram a gravidade do problema e as promessas não cumpridas por gestões anteriores. O morador Arthur Pereira afirmou que o problema é antigo e que a população já perdeu a conta das vezes em que recebeu visitas de técnicos e promessas de obras que nunca saíram do papel.


“Rapaz, a situação aqui não é muito boa não. Já vieram aqui várias vezes, disseram que iam arrumar. A semana passada vieram umas três vezes aqui, só mede, serviço de topografia, e é do jeito que é aí, entendeu? À noite ninguém consegue dormir direito com aquele mau cheiro, e é o esgoto, a nossa rua precária, entendeu? E estamos aguardando aí. O prefeito na política passada veio aqui, ele prometeu que ia tijolar a rua, deixar a rua pronta, e até hoje nada”, lamentou.


Foto: David Medeiros/ac24horas

Outra moradora, Dolores, que vive na travessa Emanuel Frota, reforçou o pedido por melhorias e relatou que, além do mau cheiro, as chuvas agravaram ainda mais a situação, levando a água suja para dentro das casas. “Sim, já aconteceu [casos de dengue]. Mas o que a gente está pedindo hoje é que ele faça o bueiro, né, porque esse bueiro vai sair na outra rua, que já fica lá na rua que diz que agora emendou, né, Floresta Sul, mas é a Sucupira aqui embaixo. Então o esgoto vai daqui e passa e atravessa aí o esgoto. A gente está pedindo a melhoria, né, porque lá já foi feito. Lá que fica de trás da minha casa tem um bueiro lá que já está feito, desce lá embaixo na outra rua, então aqui quando chove aí inunda tudo, essa água podre vai para as casas, tudo. Já vieram aqui, já mediram, vai para lá e vem para cá e só promete e nada faz. Mas eu acho que é uma coisa que é bem pouquinho os metros de lá da principal para cá, né, então se fizer um bueiro aqui, se for um bueiro grosso, vai resolver a situação”, pontuou.


Dolores também recordou que o problema se arrasta desde a gestão do ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB), quando as primeiras promessas de obras foram feitas. “Já faz muito tempo, acho que desde a gestão do Marcus Alexandre. Eu fiz um rego para não ficar dentro da minha casa, dentro do meu quintal mesmo, que ia para dentro do meu quintal aqui. Fiz até um esgoto, está lá o esgoto, quando vai daqui vai direto para lá. Então se colocar um bueiro aqui, se for um bueiro grosso, vai resolver o problema sim, porque vai desentupir”, finalizou.



Compartilhe
Por
Da redação ac24horas