Categorias: Destaque 2

Professores da UFAC fortalecem parcerias científicas durante missão na França

Por
Saimo Martins

Em missão de trabalho na França, os professores da Universidade Federal do Acre (UFAC) — Dra. Almecina Balbino Ferreira, Dr. Eduardo Pacca Luna Mattar e Dr. Eduardo Mitke — reforçaram a cooperação internacional em pesquisa científica, por meio de projeto aprovado no programa CAPES/COFECUB, que incentiva parcerias entre Brasil e França.


Durante a visita, a professora Almecina Balbino Ferreira, curadora do Herbário UFAC/PZ, localizado no Parque Zoobotânico da universidade, firmou uma importante colaboração com o Herbário do Museu Nacional de História Natural de Paris (MNHN), situado no Jardin des Plantes. O museu abriga o maior e mais importante herbário do mundo, reconhecido pelo Guinness World Records, com cerca de 8 milhões de espécimes de plantas, fungos e algas oriundos de todos os continentes e biomas. Entre suas coleções estão amostras históricas, tipos nomenclaturais usados na descrição de novas espécies e materiais de relevância médica e agrícola.



A professora foi convidada pelo pesquisador Maxime Ramos, do Instituto de Sistemática, Evolução e Biodiversidade do museu, a submeter o projeto PASSION no edital ANR JCJC 2026, da Agência Nacional de Pesquisa da França (ANR), voltado a jovens pesquisadores. O valor solicitado, de € 300 mil, será destinado principalmente ao financiamento de bolsas de doutorado por três anos, com a possibilidade de contemplar também estudantes da UFAC, caso o projeto seja aprovado.



Além disso, os professores iniciaram tratativas para desenvolver um projeto internacional de maior porte, voltado ao conhecimento e à conservação da flora mundial, com foco especial na Amazônia e nas espécies do Acre.


Segundo Almecina Balbino, “esse tipo de parceria fortalece o ensino e a pesquisa na UFAC, amplia a inserção internacional da universidade e contribui para a formação de estudantes comprometidos com as questões sociais e ambientais da Amazônia”.


Fotos cedidas


Compartilhe
Por
Saimo Martins